segunda-feira, 22 de setembro de 2014

O crédito como um negócio

Eduardo Sehnem Ferro - controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados,

O crédito também pode ser definido como um instrumento do negócio, pois é facilitador de vendas e uma forma de alavancagem de receitas. Dentro de uma concepção mais abrangente, deve ser visto como parte integrante da própria operação da empresa.
Conhecer o cliente é fator fundamental para obter-se um bom relacionamento e atender suas necessidades, consequentemente um bom cadastro do mesmo e um sistema de crédito eficaz, podem ser um excelente meio para o crescimento de negócio.

Pode-se dizer que o crédito tornou-se fato consumado na relação com os clientes, pois a empresa que não fornece crédito nos dias atuais, poderá perder grande parte do seu mercado, reduzindo assim seus níveis de lucratividade. Alguns fatores importantes a serem analisados e que contribuem no momento da concessão são:
Caráter: através do comportamento e postura evidenciados na vida profissional e pessoal de um cliente busca-se avaliar o seu caráter, ele refere-se a intenção e a vontade que o tomador tem de cumprir com suas obrigações.
Capacidade: está relacionada ao potencial do cliente quitar suas dívidas e através de demonstrativos financeiros e balanços patrimoniais pode-se avaliar este potencial.
Capital: refere-se a situação econômico-financeira da empresa no que diz respeito a seus bens e recursos possuídos para saldar seus débitos.
Colateral: compreende as garantias reais ou pessoais oferecidas pelo tomador. Quanto maior este montante, maior a probabilidade de recuperar uma futura perda.
Condições: as condições dizem respeito ao micro e macro cenário em que o tomador atua, o ramo de atividade e a economia como um todo são fatores que influenciam neste elemento.
O analista de crédito deve se ater a todos os fatores citados, pois são importantes para avaliar a capacidade de pagamento das empresas e serão influentes na decisão final.

Nenhum comentário:

Postar um comentário