segunda-feira, 27 de julho de 2015

Índice de Confiança da Indústria registra alta em julho

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) medido pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) teve aumento de 1,5% em julho, em comparação a junho. Com isso, o ICI passou de 69,1 para 69,1 pontos. A mudança ocorre após as quedas de 1,6% em maio e 4,9% em junho.

A alta foi constatada em sete dos 14 principais segmentos acompanhados pela pesquisa e foi determinada pela melhora das expectativas em relação aos próximos meses. Outro índice que avançou positivamente, foi o Índice de Expectativas (IE), que avançou 3,2%, após cinco quedas consecutivas.

O que mais contribuiu para a alta da expectativa, foi o quesito de produção prevista. Após as cinco quedas seguidas, o indicador de julho avançou 7,4% sobre o mês anterior, chegando a 91,5 pontos. A proporção de empresas prevendo aumentar a produção nos três meses seguintes aumentou de 14,2% para 18,5% de junho para julho. A parcela das que esperam reduzir a produção caiu de 29% para 27% no mesmo período.

Para o superintendente adjunto para Ciclos Econômicos do Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da FGV, Aloisio Campelo Jr., os avanços são bem-vindos, mas ainda insuficientes para serem identificados “como uma reversão de tendência, após cinco quedas consecutivas”. Ainda segundo Campelo, mesmo com a evolução do ICI, a indústria continua avaliando "de forma extremamente desfavorável o ambiente de negócios".

Nenhum comentário:

Postar um comentário