terça-feira, 15 de dezembro de 2015

Cinco passos para construir uma identidade visual de sucesso

Por Lucas Alfaix, Designer, social media, especialista em Mídias Digitais pelo Instituto de Pós-Graduação e Graduação (IPOG)

Hoje, com a popularização das redes sociais, ficou muito mais fácil para as empresas divulgar os seus serviços. Mas, muitas vezes, estas mesmas empresas se esquecem de algo fundamental: a própria identidade visual. Quando falamos em identidade visual, não significa ter apenas uma logomarca, mas um sistema que envolve toda a empresa. É o comportamento visual da marca, na papelaria instrucional, na fachada, nos uniformes e até nas redes sociais.

Construir uma identidade visual é importante para que sua marca seja lembrada e também para mostrar que sua empresa é séria e relevante e não apenas mais uma no meio de tantas outras. Apostar na identidade visual é acreditar no sucesso.

Lucas alerta para a importância da identidade visual | Foto: divulgação
Para uma identidade visual de sucesso, siga estes 5 passos essenciais:

1 - Contrate um profissional capacitado para desenvolver a sua identidade visual, afinal você não vai querer que sua marca seja feita pelo seu sobrinho, a menos que ele seja um bom designer!

2 - Invista na replicação da sua marca, ou seja, quanto mais sua marca for vista, mais ela ficará gravada na cabeça do seu cliente. Destine parte da sua verba em papelaria, uniformes, fachada e sinalização interna.

3 - Não invista apenas em um canal de divulgação. Se o orçamento estiver pequeno, tente fazer parcerias e divulgação casada com outras empresas.

4 - O atendimento também faz parte da sua identidade. Tenha um bom atendimento e treine sempre os seus colaboradores.

5 - Divulgue a sua empresa nas redes sociais, mas tome cuidado! Caso seja você a realizar as postagens, use o português correto, boas imagens e conteúdos relevantes para os seus clientes. Não poste mais de três vezes ao dia para que sua empresa não fique como chata e com a imagem de que está desesperada para vender.

O investimento inicial com a identidade visual pode parecer alto, mas o retorno no decorrer dos anos virá com a fixação da sua marca e fidelização dos seus clientes. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário