quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Furtos no varejo crescem nas épocas de maior fluxo nas lojas

O Ibevar e o Provar acabam de divulgar um estudo que revela um aumento bastante significativo nas perdas (roubos, furtos e problemas operacionais) no varejo brasileiro. Em 2014, o índice geral foi de 2,89% do faturamento líquido das empresas do setor, ante 2,31% no ano anterior e 1,83% em 2012. O volume é substancialmente maior que o registrado, por exemplo, na América do Norte (1,49%), Europa (1,27%) e América Latina (1,60%). 

De acordo com o estudo as micro, pequenas e médias empresas, com índice de 4,44%, ocupam o topo da lista, seguidas dos supermercados (2,98%), lojas de materiais de construção (1,72%) e farmácias e drogarias (0,38%). Dos 3.157 estabelecimentos participantes do levantamento, 83% deles possuem o sistema de CFTV. Significa que é necessário investir não apenas em tecnologia como também na capacitação da equipe para reduzir os prejuízos bilionários provocados pelas perdas em toda a cadeia 

Aumentam os furtos próximo ao Natal | Foto: reprodução
Os furtos internos (cometidos por funcionários), mostram outras pesquisas nacionais e internacionais, costumam ocorrer com maior frequência nos períodos de festas: Natal, ano-novo, Páscoa e carnaval. Por isso, é fundamental redobrar a atenção de dentro para fora do estabelecimento. Os furtos externos (por clientes) também tendem a aumentar nesses períodos, em razão do maior fluxo de consumidores nas lojas. “Tudo que o ´furtante´ precisa para ter mais oportunidade é de uma ´muvuca´, o que por outro lado afasta os bons clientes. Ou seja, prejuízo dobrado para o varejista”, afirma Luiz Fernando Sambugaro, diretor de Comunicação da Gunnebo Brasil, empresa com sede na Suécia que, no país, destaca-se como fornecedora de soluções antifurto para o varejo, por meio da marca Gateway Security.

Nos períodos próximos a festas e datas comemorativas, aqueles com maior movimentação de clientes no ambiente da loja, tanto o pequeno quanto o grande varejista devem adotar algumas práticas que contribuem para a prevenção eficaz das perdas. “Aliar o uso da tecnologia (antenas, cadeados e CFTV, entre outras) com o bom desempenho humano é a combinação perfeita para quem busca lucro e retorno positivo”, ressalta Sambugaro. Abaixo, o diretor de Comunicação da Gunnebo Brasil apresenta quatro pontos prioritários para a revisão dos processos internos e pequenas mudanças que podem fazer muita diferença nos resultados do varejo brasileiro.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário