quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Menos de 1% das empresas brasileiras contratam seguros cibernéticos

O Relatório Global de Impacto Cibernético 2015 da consultoria e corretora de seguros Aon aponta que o cenário para os seguros cibernéticos no Brasil é muito promissor por ser crescente a demanda por segurança de dados nas operações online. 
Apenas 19% das empresas no mundo contratam seguro cibernético | Foto: Reprodução

Segundo o gerente de Produtos Financeiros da Aon, Maurício Bandeira, “em nosso estudo, apenas 19% das empresas no mundo todo contratam o seguro cibernético. Se considerarmos somente o Brasil, menos de 1% delas adquirem esse produto”, comenta. 

Essa diferença entre o mercado americano e o brasileiro ocorre por conta da legislação – quando ocorre um vazamento de informação de clientes, por exemplo, as companhias americanas são obrigadas a fazer um  disclosure, isto é, comunicar a mídia e toda a sua base sobre o caso para  que se  tomem as providências necessárias. De acordo com o executivo, aqui no Brasil  ainda  não existe nenhuma obrigatoriedade legal, portanto, ainda é um mercado a ser explorado.  

Para Bandeira, a aquisição de seguro cibernético, atualmente, no Brasil ainda não é vista como um investimento para proteger dados vitais no futuro, mas o mercado já dá sinais de mudança “O mercado brasileiro está numa fase de conhecimento sobre esse seguro, pois mesmo multinacionais alocadas no País ainda conhecem pouco sobre o produto. Por isso, é necessário mostrar a quantificação dos riscos para que tenham real dimensão do problema no momento de tomada de decisão”, avalia, 

Ataques
Segundo o estudo da Aon, os principais tipos de violações de dados ou falhas de segurança foram: ataques cibernéticos que causaram ruptura dos negócios e da tecnologia de informação (48%), falhas em sistema ou processo de negócios que causaram interrupção nas operações empresariais (35%), negligência ou erros que resultaram em perda de dados confidenciais (30%) e ataques que resultaram o roubo de informações (29%).

Nenhum comentário:

Postar um comentário