quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

O papel das micro e pequenas empresas em tempos de instabilidade

Existem 6,4 milhões de estabelecimentos no Brasil, desse total, 99% são micro e pequenas empresas (MPEs), segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). As MPES são responsáveis, ainda, por 52% dos empregos com carteira assinada. Dados que comprovam a importância das micro e pequenas empresas para o desenvolvimento econômico do País.

Para se manterem como o motor fundamental na sociedade, as micro e pequenas empresas precisam ter uma gestão eficiente dos negócios, iniciativa que fará a diferença em períodos de crescimento ou de instabilidade econômica. O uso de tecnologia da informação (TI) é a chave para que essas empresas se estruturem melhor e se tornem mais competitivas em seus mercados de atuação. O fácil acesso às ferramentas modernas a preços acessíveis já é uma realidade para os empreendedores que buscam aumentar a eficiência em seus negócios.

Sistemas auxiliam na gestão do negócio | Foto: reprodução
Foi com esse pensamento que Thiago Andrade Asato, sócio proprietário de duas lojas de vestuário no Shopping Campo Grande, MS, optou pela solução da TOTVS. Há dez anos atrás, o empreendedor dava seus primeiros passos na direção do próprio negócio. Pesquisou e escolheu algumas opções de investimentos em sociedade com o irmão. Uma franquia parecia ser a melhor opção e assim abriram uma unidade da Polo Play no maior centro comercial da cidade.

Entre os investimentos previstos para se abrir uma nova empresa, como espaço físico, equipe, estoque e divulgação, já estava contemplada também a aquisição de um sistema de gestão. Assim, o empresário saiu em busca de uma solução que permitisse controle total de seus estoques, possibilitasse a emissão de relatórios fiscais, atendesse às exigências legais do setor e agilizasse as diversas formas de pagamento incluindo crediário próprio e TEF (Transferência Eletrônica de Fundos), oriundos de pagamentos via cartão.

“Os sistemas servem para facilitar a vida do lojista. Hoje é impossível manter qualquer negócio sem a adoção de uma ferramenta que ajude na gestão”, destaca o empreendedor de 35 anos. A escolha pela TOTVS se deu por ser uma solução muito simples de implementar, usar e que ajuda no desempenho das funções dos funcionários, na redução de custos e no aumento de margem.

Outro diferencial, especialmente para varejistas, é a facilidade em manter um programa de relacionamento com seus clientes. Por meio do módulo de CRM, o empresário consegue gerir programas de fidelidade, como preparar ações específicas em datas comemorativas, por exemplo. “Além de manter o controle de todos os processos dentro das lojas, conseguimos estreitar, com o uso do ERP, o nosso contato com os clientes. É uma solução que nos ajuda de ponta a ponta em toda a etapa de venda. Em tempos instáveis como o atual, manter o controle de estoques e oferecer um serviço personalizado aos nossos clientes faz toda a diferença na hora de fechar o mês”, acrescenta Asato.

Com isso, os negócios prosperaram e hoje já são duas franquias, uma da Polo Play e outra da Enjoy. “A TOTVS trabalha ao longo de toda a sua história buscando sempre a melhor solução para ajudar as micro e pequenas empresas a crescerem de forma sustentável, já que elas têm um papel fundamental no desenvolvimento de toda a economia brasileira”, enfatiza Sergio Serio, gestor de Relações Institucionais da TOTVS.



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