quarta-feira, 3 de fevereiro de 2016

Para atrair jovens, empresas precisam ser “curtidas” e oferecer horário alternativo

Se uma empresa tem sua página curtida no Facebook por um jovem, isso pode representar um ótimo indicador para atração de novos talentos.  De acordo com levantamento da Page Personnel, uma das maiores empresas globais de recrutamento especializado de profissionais de suporte à gestão, parte do PageGroup, um em cada três candidatos levam em consideração, na hora de avaliar uma proposta de trabalho, se a companhia tem reputação positiva e oferece horário de trabalho flexível. 

“A geração Y tem valores diferentes. Para eles, não basta apenas ter um bom cargo e salário. Isso é importante também, mas não é tudo. Os jovens estão de olho nas empresas que procuram tornar o ambiente de trabalho mais agradável. Para eles, muitas vezes a vida corporativa e de trabalho formal parece pouco atrativa. Restrições de comportamento e horário, por exemplo, que condicionaram a vida de seus pais, soam ultrapassados”, explica Ricardo Haag, diretor da Page Personnel. 

Arte: reprodução
Para elaborar o estudo, a Page Personnel consultou, de junho a outubro de 2015, cerca de 2 mil profissionais de todo o Brasil para entender quais são suas reais impressões sobre o mercado de trabalho. Buscou saber como enxergam suas carreiras em termos de progressão, movimentação e a influência de seus empregadores no seu futuro.  

De acordo com os respondentes, o plano de carreira bem estruturado é principal fator de atração para uma nova oportunidade (66%). Na sequência aparece o pacote de benefícios diversos, com 57% de aceitação. Já o horário de trabalho flexível é desejo de 37%. A reputação positiva da companhia, com 33%, é o quarto item mais importante da lista. 

RANKING DOS FATORES MAIS ATRATIVOS EM UMA OPORTUNIDADE
Plano de carreira bem estruturado 66%
Pacote de benefícios diverso 57%
Horários flexíveis de trabalho 37%
Reputação positiva da companhia 33%
Habilidade de oferecer desafios constantes 29%
Transparência na avaliação de resultados 25%
Possibilidade de Job Rotation / Gestão de Projetos 20%
Habilidade da companhia em se renovar e ser bem sucedida 20%
Empresa com programas de responsabilidade social 5%
10º Empresas com programas consolidados de sustentabilidade 4%


Plano de carreira e pacote de benefícios tornam-se maiores desafios das empresas para atrair talentos 

O levantamento da Page Personnel detectou que os maiores anseios dos candidatos para trocar de emprego estão relacionados ao plano de carreira e pacote de benefícios. “Propor um plano de carreira bem estruturado é disponibilizar a ajuda por parte da empresa, e abrir precedentes para esperar o máximo de rendimento do colaborador. Chances reais de promoção, a depender de uma boa performance, dão espaço para metas desafiadoras, arrojadas e podem ajudar muito o desenvolvimento da empresa e mais uma vez elevar a motivação das equipes”, sugere Haag.

Para 78% dos indivíduos consultados, as empresas em que atuam não têm um plano de carreira estruturado para o seu cargo. “Este número é reflexo direto das percepções destes profissionais sobre seu futuro dentro da organização e, principalmente, daquilo que lhes é comunicado quanto oportunidades de progressão e desenvolvimento. Ou seja, é correto afirmar então que 8 em cada 10 profissionais que ocupam cargos de suporte à gestão, hoje, não enxergam um possível plano de carreira a partir dos cargos que ocupam”, pondera o executivo. 

Entre os 22% os respondentes que afirmar reconhecer um plano de carreira estruturado nas companhias que atuam, mais da metade trabalha em empresas multinacionais. “Isto mostra que as empresas nacionais ainda não otimizaram a maneira que comunicam a seu quadro de funcionários sobre os caminhos e oportunidades que podem ser seguidos internamente. Em consequência, acabam tendo menor apelo de atração frente ao mercado, e muitas vezes são postas como segunda opção no modelo de decisão de proposta sobre uma oportunidade”, completa.

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