quarta-feira, 9 de março de 2016

Estágio é alternativa para redução de custos e qualificação de mão de obra

A oferta de vagas para estudantes ou aprendizes cresceu cerca de 4,5%  em 2015. Isso representa 375 mil novos contratos de estágio em diversos setores no País. Isso se deve ao fato das empresas optarem por mão de obra mais barata: com as demissões, alguns cargos têm sido substituídos por profissionais com qualificação menor e por consequência menor remuneração. Essa tendência revela uma alternativa das empresas quanto a redução de colaboradores e a preocupação em reduzir gastos operacionais, mas continuar investindo em recursos humanos. 

Segundo a legislação brasileira, o estágio nunca deve substituir as vagas formais de trabalho, inclusive limita o número de vagas de estágio permitidas de acordo com o quadro de funcionários da empresa no caso de vagas de estágio de ensino médio. Porém, esse aumento na oferta demonstra que as empresas têm buscado esses profissionais não somente para diminuir a defasagem de colaboradores, mas também para buscar inovações e otimizar os processos organizacionais.

Apostar em programa de estágio é uma forma de descobrir e lapidar talentos | Imagem: reprodução
A principal vantagem da contratação de um estagiário é a isenção de diversos encargos sociais previstos na CLT. A Lei do estágio (nº 11.788/08) desobriga o pagamento desses impostos para incentivar a contratação de jovens a título de experiência. O objetivo é que, com menos despesas contratuais, as empresas possam destinar recursos para a capacitação profissional do estagiário, investindo em cursos, especializações e treinamentos dentro ou fora da organização.

Porém, a redução de gastos com recursos humanos não é o único benefício que o programa de estágio oferece aos empregadores. Grandes empresas veem o estágio como oportunidade de inovação e mudanças no processo organizacional. A integração entre profissionais supervisores e orientadores, oferece a elas a possibilidade de rever seus processos e aplicar mudanças que podem beneficiar toda a organização. Além disso, as obrigações do programa de estágio preveem o acompanhamento constante do rendimento do aluno, afim de garantir tanto o aprendizado quanto a execução das metas estabelecidas.

Por ser um contrato de trabalho com prazo determinado (no máximo dois anos), dá mais flexibilidade às empresas quanto às mudanças que podem ser necessárias em seu quadro profissional, permitindo atender às demandas temporárias e a mensurar a produtividade em curto prazo. De acordo com profissional da Companhia de Estágios (recrutadora especializada neste segmento), Tiago Mavichian, o grande diferencial desse tipo de vaga é a chance de encontrar profissionais promissores. “As grandes empresas costumam investir neste tipo de programa pois é uma maneira de descobrir e lapidar novos talentos. A dinâmica do estágio permite ao empregador aprimorar as habilidades do aluno, moldá-lo de acordo com o perfil da empresa e capacitá-lo a atuar nos diversos níveis empresariais.” – explica.

Oportunidades em 2016

De acordo com Mavichian, o mercado de trabalho segue oferecendo vagas para estagiários “Temos a expectativa de abertura de 1.500 vagas de estágio em grandes empresas nos próximos meses. O interesse das empresas segue forte e a prova disso é que os índices de abertura de vagas deste tipo são relativamente maiores comparadas às formais”. Quanto aos setores que mais contratam, a aposta é “setores como tecnologia, farmacêutico e químico e financeiro mantiveram e até ampliaram o número de vagas mesmo em meio à crise”, conclui. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário