terça-feira, 29 de março de 2016

Expectativa da inflação dos consumidores recua em março

A inflação mediana prevista pelos consumidores brasileiros para os 12 meses seguintes recuou 0,3 p.p em março, passando de 11,4%, em fevereiro, para 11,1% em março. Esta foi a primeira queda do indicador após 13 meses de altas consecutivas. Os dados são da Fundação Getulio Vargas (FGV) e foram divulgados hoje (28).

Segundo a economista da FGV, Viviane Seda Bittencourt, mesmo com a queda a expectativa continua alta.

“Apesar da ligeira desaceleração das expectativas de inflação dos consumidores, o patamar mantém-se alto em termos históricos, em torno de 11%. As projeções realizadas pelos consumidores podem ter sido influenciadas pela observação da evolução atual da inflação, com desaceleração de altas em itens do grupo Habitação, no preço da gasolina e em serviços de telefonia fixa e internet, associadas a uma possível desaceleração de preços administrados em 2016.”, afirma a economista Viviane Seda Bittencourt, da FGV/IBRE.

A desaceleração das expectativas de inflação entre as classes de renda foi disseminada de forma homogênea em março, o que manteve o diferencial dos nível de inflação previstos em fevereiro.  A faixa de renda mais baixa continua prevendo a inflação mais alta para os 12 meses seguintes: 11,7%.

O  intervalo entre 10,0% e 12,0% continua sendo o mais citado pelos consumidores, mas houve redução da frequência de citações nesta faixa, de 33,7% do total em fevereiro para 31,3% em março.


Nenhum comentário:

Postar um comentário