quarta-feira, 20 de abril de 2016

Profissionalização e gestão de perdas: essenciais para o crescimento do varejo

Por Anderson Ozawa, professor convidado da FIA – Fundação Instituto de Administração e da Anhanguera Educacional. Possui larga experiência na área. 

Os últimos dez anos ratificaram a importância do varejo para a economia brasileira, tornando-se um dos principais empregadores e também o termômetro do consumo e da produção. Seja qual for o segmento,  supermercados, drogarias, material de construção, roupas, eletroeletrônicos, cosméticos, entre outros, o varejo têm uma posição de destaque.

Porém, na mesma velocidade que o varejo cresceu, muito devido à estabilidade passada da Economia e a disponibilidade do crédito, o negócio em si não acompanhou este cenário. Isso implica em dizer que, para aproveitar esta oportunidade, as redes abriram novos pontos de venda, investiram em marketing, ampliaram o quadro de colaboradores mas nao se preocuparam em constituir um planejamento, reforçar  estrutura, processos e controles.

As empresas de varejo que deram atenção a este fato, conseguiram garantir o controle que sustentou o volume de vendas, a adequação das despesas e o controle das perdas. Aquelas que não direcionaram seus esforços, viram suas vendas cair, os clientes indo embora, as despesas aumentando e as perdas tornando-se impactantes no resultado final. 

Profissionalizar o varejo significa:

1)      Ter um planejamento estratégico de curto, médio e longo prazo, contemplando uma missão clara, uma visão desafiadora e valores verdadeiros. Desenvolver este planejamento leva tempo e é um investimento para sua empresa.

2)      Trabalhar os importantes elementos do Pentágono de Gestão de Varejo:

      a) Processos: olhar para dentro da empresa e mapear todos os processos. Ter essa visão é importantíssimo para corrigir desvios, identificar oportunidade e ganhar desempenho. Conhecer a si mesmo é tão importante quanto conhecer a concorrência.

      b) Pessoas: as pessoas devem saber o que fazer na sua empresa, por isso os processos devem ser escritos. E devem saber também que estas rotinas devem ser executadas com disciplina. Isso significa capacitação constante, pessoas envolvidas e comprometidas com a missão é visão. 

     c) Auditoria: o controle interno das operações garante governança e também a gestão educativa dos negócios. Isso também acarreta em uma avaliação constante dos processos, que com diversas mudanças ambientais internas e externas, podem levar a melhorias em busca de melhor desempenho e maiores resultados.

    d) Tecnologia: os investimentos em tecnologia garantem ao varejista sistemas de gestão, proteção de ativos, acompanhamento de resultados, interação com clientes, entre outros. O uso estratégico da tecnologia da meio e forma à operação e à governança dos negócios.

   e) Indicadores: um dos segredos do planejamento é ter um painel de controle que indique se a empresa está no caminho certo. Ter os indicadores certos garantirão um acompanhamento eficiente de toda a operação da empresa e isso auxilia na previsão de cenários, na meritocracia, na mudança de rotas, entre outras ações de gestão. Olhar somente um indicador, como vendas, não diz nada sobre sua empresa. 

Profissionalizar o varejo é uma série de ações que são melhor trabalhadas com métodos e visão externos. Além do fato da mudança cultural e do choque de gestão necessários. Todas as empresas que querem ter continuidade em seus negócios passarão por isso. As que optarem por não passar,  não estarão vivas para contar história.



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