sexta-feira, 17 de junho de 2016

Nova tecnologia permite interações direcionadas aos consumidores

Por Vitor Lima

A Intuitive Appz, desenvolvedora andreense de interações digitais para dispositivos móveis, foi escolhida para participar da comemoração de 60 anos da Mercedes-Benz no Brasil. A montadora idealizou o “Museu do Cliente”, um espaço temporário, que funcionou entre 28 de abril e 05 de maio e reuniu veículos históricos da Mercedes. 

Para a ocasião, a Intuitive trabalhou com beacons (dispositivo que emite sinais por bluetooth para smartphones e tablets que estejam próximos), com a intenção de enriquecer a experiência e permitir uma maior interação da marca com os visitantes.  Funcionou assim: ao chegar no museu, os visitantes eram orientados a fazer o download de um aplicativo desenvolvido especialmente para a ação. Assim, quando os convidados se aproximavam de determinado veículo eles recebiam, automaticamente, pelo smartphone vídeos e mais informações sobre o automóvel. 
Tecnologia foi usada no Museu do Cliente, da Mercedes-Benz | Foto: divulgação
Tal interação só foi possível pelo uso dos beacons. Para que a tecnologia funcione, o bluetooth do celular deve estar ativado, mas o próprio aplicativo se encarrega de avisar isso aos usuários. O fundador da Intuitive Appz, Léo Gmeiner, esclarece que os beacons já são usados com frequência em países mais desenvolvidos e que o mercado brasileiro está “começando a acordar” para isso.

A expectativa é que com o tempo os beacons sejam incorporados a diversos segmentos e mude a relação entre marcas e consumidores. Animado com a inovação oferecida pela ferramenta, Gmeiner esboça diversos projetos que podem ser desenvolvidos com a tecnologia. Durante a entrevista, ele citou pelo menos cinco exemplos de possíveis utilizações da tecnologia – que envolvem redes de varejo, lojas de roupas, fidelização de clientes, shoppings centers e experiências culturais. “A imaginação é que manda. A tecnologia é altamente adaptável, basta olhar para o que precisa ser solucionado”, afirma.

Beacons oferecem novas opções de interaçãos, afirma Gmeiner | Foto: divulgação
Nesta época de valorização do bom atendimento, os beacons são grandes aliados neste desafio. “A inteligência artificial por trás da ferramenta ajuda a marca ou o comércio de uma forma que atende as demandas e os hábitos de consumo de cada consumidor. É uma interação muito mais direcionada”, conclui.



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