sexta-feira, 8 de julho de 2016

El Shadai recebe certificação de Escola Digital Segura

Da Redação

A Escola El Shadai Centro Educacional, de Santo André, recebeu no último dia 30, em Curitiba/PR, a certificação de Escola Digital Segura. O reconhecimento é conferido pela Editora Positivo em parceria com o Instituto iStart, por meio da especialista em Direito Digital, Dra. Patricia Peck Pinheiro, às escolas conveniadas ao Sistema Positivo de Ensino, em todo o País. A Escola El Shadai conquistou as categorias Tecnológico, Social, Normativo e Pedagógico, alcançando excelente nível de utilização dos recursos digitais em sala de aula e na comunidade local.

De acordo com a advogada, “qualquer uso de recurso tecnológico nas escolas tem que estar associado a uma finalidade educativa, para estimular a aprendizagem”. A especialista alerta que a utilização indevida pode gerar “desde dispersão do aluno até a ocorrência de outros incidentes como cyberbullying ou exposição demasiada de intimidade”, afirma.

Da esquerda para a direita: Acedriana Sandi, diretora pedagógica da Editora Positivo; a advogada Patrícia Peck; os professores Claudia Ribeiro e Douglas Rodrigues do El Shadai; e Marileusa Guimarães, assessora da área tecnológica da editora Positivo | Foto: Divulgação
Para que haja essa verificação, a equipe de assessores da Informática Educativa da Editora Positivo orienta e acompanha o projeto Conecta Positivo junto às escolas conveniadas, desde 2013. Por meio de questionários, o projeto lista uma série de itens importantes para que as escolas selecionadas façam um diagnóstico da situação em que se encontram, no uso ético e seguro dos recursos digitais. A certificação é constituída por quatro níveis de proteção:

Primeiro selo: Escola Digital Segura Tecnológico – Neste item são verificados os recursos disponibilizados pela instituição e qual o grau de inclusão que ela já permite à comunidade escolar. 

Segundo selo: Escola Digital Segura Social - são analisadas as ações sociais desenvolvidas pela escola, principalmente na área da ética e segurança digital para as famílias.

Terceiro selo: Escola Digital Segura Normativo - valida a escola em relação à conformidade normativa institucional/documental. 

Quarto selo: Escola Digital Segura Pedagógico - é conferido à instituição que alcança um nível excelente de inserção dos temas de cidadania, ética e segurança digital na formação do aluno.



Nenhum comentário:

Postar um comentário