terça-feira, 2 de agosto de 2016

Braskem adere a Roteiro de Turismo Industrial

Da Redação

A unidade de Santo André da petroquímica Braskem fará parte do Roteiro de Turismo Industrial do ABC, com visitas a partir de 2017. O anúncio foi feito ontem (1º) pelo coordenador do Grupo de Trabalho Turismo do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, Fernando Bonisio, durante a assembleia mensal de prefeitos realizada na sede da entidade. 

Bonisio apresentou aos prefeitos os resultados do Congresso Brasileiro de Turismo Industrial, realizado em julho em parceria com a Agência de Desenvolvimento Econômico do Grande ABC e o Senac São Bernardo do Campo. O evento reuniu gestores, empresários, estudantes e profissionais do setor, com quase 500 participantes de 29 municípios, vindos de cinco estados brasileiros, além da troca de experiências internacionais como as desenvolvidas em Portugal.

Anúncio foi feito ontem (1°) na assembleia dos prefeitos | Foto: Divulgação 
No encerramento do Congresso, em 15 de julho, o ingresso de outras duas empresas já havia sido anunciado: a Cervejaria Balmann, também de Santo André, e a fábrica da Alumbra Materiais Elétricos, de São Bernardo do Campo, o que eleva a 15 o número de empresas do roteiro. A participação da Unipar Carbocloro, do município de Cubatão, na Baixada Santista, como 16ª parceira, também foi aprovada pelos prefeitos.

Desenvolvido desde agosto de 2013 em São Bernardo do Campo, o projeto de Turismo Industrial já recebeu 3,5 mil pessoas em 250 visitas monitoradas a fábricas, incluindo delegações internacionais dos Estados Unidos, Peru, Uganda e Índia. A ideia é expandir o roteiro para os sete municípios, aproveitando o pioneirismo e a oportunidade do segmento na região, berço da industrialização do País.

De acordo com o presidente do Consórcio e prefeito de São Bernardo do Campo, Luiz Marinho, “é importante conseguir introduzir o tom de regionalidade a cada produto turístico”. 

Braskem

Mais nova parceira do turismo industrial regional, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Com 36 plantas industriais distribuídas pelo Brasil, Estados Unidos e Alemanha, a empresa produz anualmente mais de 16 milhões de toneladas de resinas termoplásticas e outros produtos petroquímicos. Maior produtora de biopolímeros do mundo, a Braskem tem capacidade para fabricar anualmente 200 mil toneladas de polietileno derivado de etanol de cana-de-açúcar. 

Para o roteiro em sua planta de Santo André, a empresa disponibilizará ônibus que sairá da sede do Consórcio. A visita inaugural deverá contar com a presença dos prefeitos e está prevista inicialmente para setembro. Também nos próximos meses ocorrerá a assinatura oficial da parceria e o planejamento para a agenda 2017.



Nenhum comentário:

Postar um comentário