sexta-feira, 26 de agosto de 2016

Confiança do comércio avança em agosto

Da Redação

O Índice de Confiança do Comércio (ICOM) da Fundação Getulio Vargas avançou 7,2 pontos em agosto de 2016, ao passar de 74,9 para 82,1 pontos. Na métrica de médias móveis trimestrais, o índice também avançou 3,7 pontos, a maior alta da série iniciada em março de 2010. Entre os indicadores que integram o ICOM, o Índice da Situação Atual (ISA-COM) subiu 5,9 pontos e o Índice de Expectativas (IE-COM) 8,2 pontos.

                                         Reprodução

“O resultado de agosto consolida a tendência de alta da confiança do Comércio em 2016, com alguma melhora na percepção sobre o ambiente atual dos negócios. Ainda assim, a distância recorde de 21 pontos entre os índices que medem expectativas e percepção sobre o momento presente (IE e ISA) ilustra o fato de que, em agosto, o setor apresenta um grau de otimismo em relação ao futuro que se aproxima da neutralidade mas continua enfrentando grandes dificuldades no dia a dia”, afirma Aloisio Campelo Jr., Superintendente de Produção de Bens Públicos da FGV/IBRE.

A alta do ICOM foi bastante disseminada entre os setores, tendo atingido 12 dos 13 segmentos principais pesquisados. O ISA-COM avançou em 8 dos 13 segmentos. No IE-COM, a confiança avançou nos 13 segmentos.

Com a alta de 5,9 pontos em agosto, o ISA-COM chegou a 72,0 pontos, nível ainda muito mais próximo do mínimo histórico, de 59,8 pontos, que da mediana, de 102,8 pontos. Entre os dois indicadores que o compõem, a maior contribuição no mês veio do quesito que mede o grau de satisfação com a Situação Atual dos Negócios, que subiu 7,0 pontos em relação ao mês anterior, chegando a 74,1 pontos. Apesar da melhora em agosto, a alta do ISA-COM ocorreu pelo retorno à uma situação considerada como sendo “normal” por empresas que antes indicavam insatisfação com a situação presente. A proporção de empresas realmente satisfeitas com a situação dos negócios ou com o nível de demanda continua oscilando próximo aos níveis mínimos históricos.

O IE-COM subiu 8,2 pontos em agosto, atingindo 93,0 pontos, o maior desde agosto de 2014 (95,0). Houve alta dos indicadores que medem o grau de otimismo tanto com as Vendas nos 3 meses seguintes quanto com a evolução da Situação dos negócios nos 6 meses seguintes. Ambos avançaram 8,1 pontos no mês. Com a alta em agosto, o IE-COM começa a se aproximar dos níveis medianos históricos (101,9).

Nenhum comentário:

Postar um comentário