quarta-feira, 17 de agosto de 2016

Mulheres desafiam segmento dominado por homens e fazem sucesso na barbearia

Da Redação

Ao se falar de um barbeiro a primeira imagem que vem a cabeça é a de um senhor com uma idade avançada utilizando tesoura e navalha em um salão tradicional. Mas os tempos são outros e este estereótipo mudou ao longo dos anos. Hoje, as barbearias são modernas, adaptadas aos interesses do público masculino. Seja para cortar o cabelo ou fazer a barba, os utensílios também evoluíram e já existem máquinas modernas especiais para cada tipo de trabalho. Mas a maior mudança está na figura do barbeiro. Em uma área conhecida por ser dominada por homens, as mulheres estão cada vez mais inseridas nesse ofício e se especializando no trabalho para o público masculino. 

Por conta disso, elas já são a maioria em diversos cursos e especializações voltados para a barbearia. É o caso de um curso de cortes de cabelos com máquinas profissionais promovido pela Wahl Brasil, filial brasileira da maior produtora global de máquinas de cortar cabelos e aparadores de pelos. Dos 18 inscritos, dez eram mulheres. 

Mulheres estão cada vez mais presentes na área | Foto: Reprodução
Segundo o coordenador técnico da Wahl Brasil, Henrique Pianta, essa tem sido uma tendência entre os cursos da empresa. “A procura delas por essa especialização tem sido muito grande e isso mostra que há um bom espaço a ser explorado por elas. Eu sempre as estimulo a abrir a própria barbearia e a contratar outras mulheres também”, afirma.

Na companhia, o público feminino também está representado entre os técnicos que ministram cursos e capacitações para profissionais por todo o Brasil. No Rio Grande do Sul, Caroline Curzio, de apenas 24 anos, é a representante da empresa desde o ano passado. Já em São Paulo, Fabiana Ferrer, com mais de 15 anos de experiência, é a profissional responsável por transmitir as técnicas às interessadas em entrar neste universo.

Mas a barbearia também pode representar uma oportunidade para realizar uma grande transformação na carreira. Iná Matias atuava na área comercial e administrativa e, pensando na mudança, resolveu se dedicar à área, assunto do qual vinha despertando o seu interesse desde o ano passado. Para ela, que já possui um salão próprio, esse segmento é muito amplo e traz diversas possibilidades. “Os cortes para homens têm muito mais detalhes e podem ser muito mais criativos. Por isso, é necessário ter habilidade e o desafio acaba sendo maior. É diferente do público feminino que pouco cortam o cabelo”, compara.



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