quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Via Rápida chegará a Santo André para eliminar burocracia

Por Vitor Lima

A tão criticada burocracia para abrir empresas parece estar com os dias contados em Santo André. Isto porque, hoje (8), o prefeito Carlos Grana recebeu o presidente da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), Jânio Benith, e assinou o protocolo de intenção para a implantação do programa estadual Via Rápida Empresa no município. 

Com a ação, os cidadãos conseguirão o alvará para funcionamento de uma nova empresa em até 72 horas – atualmente o tempo gasto para realizar este procedimento pode chegar a seis meses. Também participaram do ato a vice-prefeita Oswana Fameli e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Ronaldo Tadeu Ávila.
Carlos Grana (esquerda) assinou o protocolo hoje (8) ao lado da vice-prefeita Oswana Fameli e do presidente da Jucesp, Jânio Benith | Foto: Diego Barros
Hoje, para abrir uma empresa, os interessados devem procurar diversos órgãos para entrar na legalidade, mas com a implantação do sistema, todo o processo será feito pela internet, no Via Rápida Empresa. No entanto, o sistema atenderá apenas as empresas de baixo risco – que representam 95% dos casos, conforme explica o secretário. 

Com a assinatura do protocolo, Prefeitura e Jucesp realizam ajustes finais para a implantação do sistema, que deve começar a funcionar dentro de 90 dias. O presidente da entidade comercial ressaltou o empenho da Prefeitura para trazer o sistema à cidade e os benefícios da iniciativa. “Vai facilitar a vida do contador, da Prefeitura, mas, principalmente a vida do usuário. Aquela história que a gente sempre ouviu ‘olha, para abrir uma empresa demora 100 dias’ em Santo André vai acabar. Em 72 horas você estará com sua empresa aberta, funcionando”, destaca. 

Na avaliação do prefeito, a chegada do Via Rápida representa “um ganho enorme para o desenvolvimento. Essa agilidade é um elemento de atração para novos investimentos”, afirma. 

O programa Via Rápida Empresa foi lançado em outubro de 2013 e está presente em 128 cidades do estado. Dos sete municípios do ABC, apenas Santo André e Mauá não contam com o programa.



Nenhum comentário:

Postar um comentário