quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Braskem leva educação ambiental a crianças do ABC

Da Redação

Empenhada em contribuir para a formação de cidadãos conscientes, a Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, desenvolve desde o ano passado um projeto de sustentabilidade na rede pública de ensino do ABC. O Programa Braskem de Educação Ambiental tem como objetivo difundir conceitos relevantes para a preservação de recursos naturais e consumo responsável.

Segundo o gerente de Relações Institucionais da petroquímica, Flávio Chantre, o programa reuniu e ampliou as ações desenvolvidas pela companhia com foco na promoção de comportamento sustentável no ABC. “Entendemos que o desempenho dos nossos negócios deve estar atrelado ao progresso da comunidade onde estamos inseridos. Este ano, o projeto alcançou 10 escolas e dobrou o número de alunos capacitados, cerca de 600 crianças de 9 a 12 anos, resultado superior ao de 2015”. 

Realizada em parceria com o Serviço Social da Indústria de São Paulo (Sesi-SP) e o Instituto Akatu, a iniciativa dura cerca de sete meses, com uma pausa para as férias escolares. Nesse período, são realizados três encontros de capacitação, sob as temáticas “Ar e Meio Ambiente”, em maio; “Água”, em junho; e “Solo”, em agosto. Cada escola participante é representada por duas turmas do quarto ao sexto ano do ensino fundamental, que se tornam multiplicadoras dos conhecimentos aprendidos entre demais professores e alunos.  

Objetivo é difundir conceitos para a preservação de recursos naturais | Foto: Divulgação
Camila Urfali Dias da Silva, agente de Responsabilidade Social do Sesi-SP, professora e coordenadora pedagógica do projeto, explica que a formação de jovens multiplicadores de ideias sustentáveis é fundamental para a mudança de comportamento e, consequentemente, para a conversação do meio ambiente. “Atendemos escolas públicas da região e favorecemos o acesso à educação ambiental por meio de atividades interativas que incentivam os participantes a atuarem de forma sustentável. Pessoalmente, é gratificante ministrar as capacitações e observar que, por meio delas, nosso ideal de promover a mudança de comportamento ambiental se concretiza, e que a formação desses multiplicadores faz diferença na comunidade”.

O retorno das escolas participantes reforça a importância e os bons resultados do projeto. Márcia Kiyomi, assistente de coordenação pedagógica da Cidade dos Meninos “Maria Imaculada”, instituição filantrópica que possui convênio com a Prefeitura de Santo André, afirma que “participar do Programa Braskem de Educação Ambiental foi uma ótima oportunidade para nossas crianças, que ficaram muito entusiasmadas com as atividades de cada capacitação. Além disso, a plataforma pedagógica oferecida por meio do portal Edukatu foi extremamente funcional para nossos educadores, contribuindo muito para seu aperfeiçoamento”. 

O desafio final do programa é a participação no Comunidade Ecofashion, atividade promovida pela Braskem na região desde 2010 e integrada pelo Programa Braskem de Educação Ambiental. Realizado em parceria com o Ecotece, o Ecofashion consiste na confecção de roupas com materiais recicláveis. Seu maior objetivo é estimular as crianças de forma lúdica para os conceitos da reutilização e da reciclagem. O projeto é a oportunidade de os multiplicadores compartilharem seus conhecimentos mostrando que a sustentabilidade está em tudo, inclusive na moda.

Neste ano, os alunos de uma turma de cada escola desenvolverão uma criação em conjunto, entre os meses de setembro e outubro. Será um trabalho em equipe que unirá o professor e todos os alunos da sala. Ao final do projeto, uma ação será realizada para exibir e reconhecer as criações de todas as turmas.



Nenhum comentário:

Postar um comentário