quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Braskem produz matérias-primas de alto desempenho no ABC

Da Redação

A Braskem, maior petroquímica das Américas, vêm trabalhando em suas unidades industriais para produção de materiais e resinas que garantam aumento de produção e segurança para seus clientes. No Polo Petroquímico do Grande ABC, em São Paulo, opera uma das fábricas mais importantes para os negócios da companhia. A Unidade de Petroquímicos Básicos (UNIB) conta com soluções diferenciadas das demais plantas industriais em matérias-primas, produtos de especialidades com alta performance e atendimento personalizado, principalmente para clientes do mercado de borracha, lubrificantes, tintas e adesivos. 

Entre os produtos feitos pela Braskem estão eteno, propeno, cumeno e butadieno, e destes, aproximadamente, 85% vão para empresas da região Sudeste. A companhia ainda conta com o polibuteno (PIB) e as resinas hidrocarbônicas. Todos os materiais são considerados produtos de performance para petroquímica, pois são reconhecidos pelo mercado como produtos de alto valor agregado e por isso a relevância do negócio de Especialidades e a importância da planta do ABC para a Braskem. Além disso, estes produtos são exportados para todos os continentes, com foco maior na Europa e EUA, sendo que cerca de R$ 180 milhões são exportados através do porto de Santos, devido à proximidade com a planta do ABC.  

“A unidade do ABC é muito relevante para o negócio da companhia e estratégica para os nossos clientes, que buscam soluções inovadoras, uma vez que a Braskem consegue estar presente desde o início do processo, fornecendo vários produtos para toda cadeia produtiva”, relata Livia Fernandes, responsável pela da área de marketing de UNIB da Braskem. 

Na América Latina, a Braskem é líder na produção de Resina Hidrocarbônica com a linha Unilene, que é utilizada, principalmente, para auxiliar o processamento de borrachas, gerando aumento de produtividade e redução de energia, sem alterar as propriedades finais do composto. Já na América do Sul, a companhia tem liderança com outro produto feito na unidade do ABC da Braskem, o polibuteno (PIB), que pode ser utilizado em óleos e lubrificantes, filmes, adesivos, cosméticos e couro, por exemplo. O material, quando aplicado em compostos para innerliners (camada interna de pneus e câmaras de ar), aumenta a barreira e a permeação de oxigênio desses materiais. Como consequência, é possível reduzir o uso de borrachas especiais nesses compostos ou até mesmo reduzir a espessura da camada innerliner, o que significa redução de custos na produção de pneus.



Nenhum comentário:

Postar um comentário