quinta-feira, 20 de outubro de 2016

Negócios para idosos devem crescer

Da Redação 

A população de idosos deve crescer nas próximas décadas e a expectativa de vida do brasileiro, que era de 45 anos em 1950, já chegou a 75 anos. Em 2050, a proporção dos que têm mais de 60 anos terá alcançado 30% da população e a expectativa chegará a 80 anos. A mudança drástica na faixa etária dos brasileiros deverá afetar a criação de produtos e serviços. 

O professor doutor e coordenador da Agência USP de Inovação (AUSPIN), Vanderlei Bagnato, aponta que a maioria desses produtos e serviços ainda sequer foram pensados. “Os empreendedores têm um grande desafio pela frente. Teremos uma população idosa que precisará de inovações que garantam uma melhor qualidade de vida”, aponta o pesquisador. 

Segundo ele, algumas empresas já olham com atenção para esse público. “Mas ainda temos muito o que fazer. Os jovens empreendedores precisam buscar soluções em diversos setores. Seja por meio de novos programas ou até mesmo serviços essenciais para essa nova geração de idosos”, defende Bagnato. 
No Brasil, população de idosos deve crescer exponencialmente | Foto: Reprodução

Para o coordenador, novos aplicativos, que orientam os idosos, serviços especiais de agências de viagens, clínicas especializadas já são algumas das novidades que estão atendendo essa fatia da população. “Ainda teremos um leque muito grande para buscar soluções. As pessoas acima de 60 anos terão um novo tratamento do mercado”, avalia o pesquisador. 

BIN@SP
A AUSPIN quer atrair empreendedores para a sétima edição do BIN@SP, que será realizada nos dias 7, 8 e 9 de novembro, no Centro de Difusão Internacional da USP. O evento reunirá empresários, pesquisadores, estudantes, empreendedores e profissionais ligados à inovação.

O evento terá uma “Hackathon” com desafios e demandas tecnológicas na área da saúde do idoso. A proposta é criar possíveis soluções em novos produtos ou desenvolvimento softwares, em um curto período de tempo. 

O BIN@SP é uma excelente oportunidade para revelar o talento de jovens empreendedores, segundo Bagnato. “Representantes da indústria, academia, investimento, incubação, desenvolvimento de negócios e agência de desenvolvimento econômico estarão presentes no evento”, destaca o coordenador. Representantes de 70 países já estão confirmados para o encontro, que acontece pela primeira vez na capital paulista.



Nenhum comentário:

Postar um comentário