segunda-feira, 23 de janeiro de 2017

Cinco atitudes para ter sucesso na operação da sua franquia

*Por Antônio Ricardo de Mesquita

Não há dúvidas sobre o quanto alguns fatores podem influenciar no sucesso de uma marca. Know-how, reconhecimento no mercado e um bom plano de negócios são alguns deles. Mas, no caso de uma unidade de franquia, a performance do franqueado é, muitas vezes, a grande responsável pelo crescimento orgânico e sustentável do negócio. 

Por isso, para alcançar os resultados que tanto almeja, o franqueado deve apresentar um comportamento diferenciado frente à sua franquia. Veja a seguir quatro atitudes essenciais para que você tenha sucesso na operação da sua unidade.

*Mesquita é sócio-fundador da Sucão, franquia de alimentação saudável | Foto: Divulgação 

1 – Não confunda sua franquia com um investimento tradicional: se você acredita que ter uma franquia é sinônimo de passar uma vez por semana na sua loja para dar um alô aos seus funcionários, limpar o caixa e seguir normalmente com sua vida está cometendo seu primeiro grande erro no setor. Investir nesse mercado está longe de se assemelhar a compra de um título no Tesouro Direto ou de uma ação na bolsa.

Para ter sucesso, além de se dedicar à marca, você terá que, literalmente, estar presente no dia a dia da operação. Pode ser antigo, mas, 'o olho do dono é o que engorda o boi'. Então, nada melhor para garantir a excelência do seu negócio do que acompanhar diariamente suas atividades. Dessa forma, você poderá verificar o desempenho dos seus funcionários e, ainda, vislumbrar quais são as necessidades do seu público e da própria rede para melhorar sua performance e garantir ao cliente uma experiência ainda mais diferenciada.

2 – Entenda os desafios: depois de vivenciar o dia a dia do negócio, é extremamente importante que você entenda quais são os desafios da sua unidade. Normalmente, mesmo quando a franqueadora investe em análises de campo complexas e abrangentes, o mercado local pode apresentar comportamentos imprevisíveis, que irão se tornar evidentes depois de um tempo. Ao identificar esses desafios e informar a franqueadora, juntos vocês poderão ter muito mais efetividade para agir e resolver essas possíveis intempéries.

3 – Invista no seu autodesenvolvimento: por mais que você já tenha uma experiência prévia no mercado, administrar um negócio nem sempre é fácil. Por isso, mantenha-se sempre atualizado e invista na sua capacitação e desenvolvimento, seja fazendo cursos, se informando ou trocando experiências com outros empreendedores. Uma vez que você estiver em dia com os movimentos e as tendências do mercado, poderá vislumbrar novas oportunidades e suas chances de sucesso serão ainda maiores. Para isso, você nem precisa gastar fortunas! Existem diversas fontes gratuitas e com excelentes informações para o empreendedor, como o Sebrae, por exemplo.

4 – Acompanhe os indicadores de sua unidade: na administração, costuma-se dizer que o que não se mede não se gerencia. No dia a dia da operação, é comum o franqueado dar mais atenção para os aspectos operacionais e deixar a gestão um pouco de lado. Quando isso acontece, ele deixa de ter uma análise precisa do negócio e de entender as áreas que mais precisam de atenção. Por isso, é tão importante o gestor acompanhar os indicadores e, no fim de cada mês, avaliar os pontos fortes e fracos de seu empreendimento. Inclusive, diversas franqueadoras fornecem indicadores da rede para terem um padrão de comparação e poderem compartilhar as melhores práticas. 

5 – Busque os resultados esperados: as franquias bem sucedidas também costumam estabelecer algumas metas aos seus franqueados. Para alcançá-las, adote uma postura proativa e comprometida com os objetivos propostos. Tal atitude pode até inspirar e motivar ainda mais sua equipe.

Lembre-se, você é o maior interessado em fazer a sua unidade dar certo. Não perca mais tempo e procure incorporar agora mesmo esse novo mindset na sua rotina empreendedora. Uma coisa eu te garanto, seus resultados serão mais gratificantes do que você imagina!



Um comentário:

  1. TESTEMUNHO SOBRE COMO RECEBI MEU EMPRÉSTIMO DE UMA EMPRESA DE FINANÇAS NA ÚLTIMA SEMANA E-mail para resposta imediata: drbenjaminfinance@gmail.com

    {Dr.Benjamin Scarlet Owen} também pode ajudá-lo com uma oferta de empréstimo legítima. Ele também ajudou alguns outros colegas meus. Se você precisa de um empréstimo genuíno sem custo / estresse, ele é o credor certo para eliminar seus problemas financeiros e crises hoje. BENJAMIN LOAN FINANCE contém todas as informações sobre como obter dinheiro de forma rápida e sem dor via WhatsApp +19292227023 Email drbenjaminfinance@gmail.com

    ResponderExcluir