sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Pedagoga do ABC desenvolve sistema de ensino bilíngue

Por Vivian Silva

Ensinar inglês de maneira lúdica e incorporado ao ensino tradicional é a aposta de muitos colégios, afinal, o inglês é o idioma universal e o quanto antes ele for inserido na vida das crianças a assimilação ocorrerá de maneira natural.

Com isso, o ensino bilíngue é uma realidade que cresce a cada dia. No ABC, a pedagoga Milena Claus de Oliveira, 37 anos – formada pela Universidade de São Paulo (Usp) – desenvolveu um sistema de ensino bilíngue, o YouZ, que ela começou a apresentar as diretoras e coordenadoras de colégios, em 2016. 

“As escolas particulares são o nosso público-alvo, aí a gente fala das classes A, B e C, que buscam por um diferencial e que entendem a importância desses alunos - que eles estão formando – saírem com a fluência em inglês”, comenta Milena.

A pedagoga Milena levou cerca de oito meses para desenvolver o método | Foto: Hugo Silva 

Este ano, algumas escolas implantarão o método bilíngue da YouZ, entre elas, está o Colégio Toth. A diretora Eliete de Souza Pereira Paulino estava em busca de um método diferenciado para a escola e encontrou na proposta da YouZ o que buscava. “O Colégio Toth não é um colégio bilíngue, então, nós diretores, buscávamos uma proposta diferenciada para o ensino da língua inglesa, que o objetivo maior fosse a fluência. Foi quando conhecemos a proposta da YouZ, que nos apresentou um material didático especialmente desenvolvido para o ensino fundamental I, que favorece a contextualização, interdisciplinaridade e proporciona ao aluno uma aprendizagem significativa e fluência do novo idioma, dentro de uma carga horária diferenciada com cinco aulas semanais”, comenta Eliete. 

Material didático

Para desenvolver o método, Milena levou cerca de oito meses. O material didático é destinado às crianças de seis a dez anos, ou seja, estudantes do ensino fundamental I. 

Um dos diferenciais do método é que não há divisões das turmas do básico, intermediário ou avançado, como ocorrem em escolas tradicionais. “A gente realmente respeita o próprio ano escolar do aluno - primeiro, segundo, terceiro (ano)... - porque o que fará com que isto tudo aconteça é a integração de conteúdos”, explica a pedagoga. 

Foto: Hugo Silva

Desta maneira disciplinas como história, matemática e geografia, por exemplo, “emprestam temas de estudo para esses momentos das atividades da educação bilíngue”, comenta Milena. Assim, a YouZ fornece 200h/aula, o que significa que o colégio pode trabalhar 1h diária de inglês, durante os 200 dias letivos. Atividades fora da sala de aula são também propostas no material. 

“A gente trabalha no esquema de fornecer ao colégio tudo que ele precisa para que a educação bilíngue aconteça, exceto o professor, mas damos o treinamento ao docente, para ele iniciar este processo”, afirma Milena. 

Entre os itens que compõem o material da YouZ estão: livro do aluno, manual do professor, materiais visuais (cards), jogos e livros paradidáticos (story books). 

A editora YouZ fica na Alameda Princesa Isabel, 557, em São Bernardo do Campo.
Site: www.youzbilingue.com.br | Tel.: 4330-0667.




Nenhum comentário:

Postar um comentário