segunda-feira, 13 de março de 2017

Maratona de inovação para questões de mobilidade tem inscrições prorrogadas

Da Redação

As inscrições para a Hackatona Metropolitana EMTU-Metra, 26ª realizada e a primeira no Brasil dedicada ao transporte público metropolitano, foram prorrogadas até a próxima quarta-feira (15). O evento terá como tema “O Transporte Público Sustentável e Acessível Como Centro das Soluções de Mobilidade Multimodal”. Conta com apoio da União Internacional do Transporte Público (UITP) e da Fundação Youth for Public Transport (Y4PT). 

Em 18 e 19 de março a sede da EMTU no bairro Planalto, em São Bernardo do Campo, abrigará esta maratona inédita direcionada à mobilidade em que grupos de programadores, designers ou técnicos das áreas de inovação e tecnologia vão se reunir durante um fim de semana inteiro. O objetivo é desenvolver, em 34 horas ininterruptas, propostas de solução para um determinado problema ligado ao transporte metropolitano.

Inscrição e regulamento

As inscrições devem ser realizadas exclusivamente por meio do preenchimento de formulário; O regulamento completo pode ser acessado aqui.

Três semifinalistas, escolhidos por uma comissão de profissionais da EMTU e da Metra, apresentarão suas propostas em 23 de março durante a Semana UITP América Latina, que acontecerá no Centro Britânico Brasileiro, na capital paulista. Essas três equipes já terão um “prêmio” antecipado com a criação de uma incubadora (startup) por um período de até seis meses. Será permitido aos integrantes darem prosseguimento às ideias apresentadas dentro de um ambiente com a infraestrutura necessária a ser disponibilizada por técnicos da EMTU.

A escolha do grupo vencedor entre os três semifinalistas ocorrerá durante a Semana UITP América Latina. O grupo ganhador nomeará um dos integrantes para participar da Hackatona Mundial, que acontecerá durante o Congresso Mundial da UITP, entre 15 e 17 de maio em Montreal, no Canadá. 

Dados disponibilizados

Os participantes desenvolverão seus projetos a partir de dados do transporte público metropolitano disponibilizados pela EMTU e pela concessionária Metra.

Profissionais das duas empresas serão os mentores das equipes durante o evento, realizando também um trabalho preparatório para fornecer conteúdo introdutório e auxiliar no manuseio dos dados. Essa interação proporcionará uma troca de experiências entre pessoas especializadas em transporte público e a visão de jovens de fora do segmento. 

EMTU e Metra

A Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos de São Paulo (EMTU/SP) é vinculada à Secretaria de Estado dos Transportes Metropolitanos (STM). Fiscaliza e regulamenta o transporte metropolitano nas cinco Regiões Metropolitanas do Estado de São Paulo: São Paulo, Campinas, Sorocaba, Baixada Santista e Vale do Paraíba / Litoral Norte. As cinco áreas somam 133 municípios.

A concessionária Metra, empresa do Grupo Auto Viação ABC, opera 13 linhas metropolitanas no Corredor ABD (São Mateus-Jabaquara) e em sua extensão Diadema-Brooklin.



Nenhum comentário:

Postar um comentário