segunda-feira, 10 de abril de 2017

Sindicato propõe ações para alavancar turismo no ABC

Da Redação

O Sindicato das Empresas Hospedagem e Alimentação do Grande ABC (SEHAL) desenvolveu projeto integrado para o segmento de turismo da região, que permitirá impacto positivo na rede hoteleira, nos roteiros gastronômicos e no comércio em geral. A ideia da proposta é desenvolver ações que transformem o turismo em vocação, com as características de cada município, porém explorar as atividades de negócios, religioso e entretenimento. O Sindicato representa mais de 10 mil estabelecimentos em toda a região. 

De acordo com Roberto Moreira, presidente do SEHAL, as políticas estratégicas contemplam o turismo empresarial, com visitas monitoradas às empresas; histórico e cultural, com passeios agendados à Casa de Pedra e Calçada do Lorena; religioso, com destaque para Igreja do Largo da Matriz, Capela Santa Filomena, santuários e mesquitas. E ainda os turismos de aventura, negócios, rural, verde e náutico, com exploração da Represa Billings, além da estrada do Caminho do Mar e Cidade das Crianças, Pavilhão Vera Cruz, Estádio Primeiro de Maio, entre outros. 

“Com certeza temos potencial e condições de fomentar e incentivar a realização de congressos, conferências e workshops e em parceria com entidades empresariais, profissionais e de educação. Todo este movimento impulsiona as nossas rotas gastronômicas: do peixe, frango com polenta, bares e restaurantes”, afirma. 

Para demarcar os corredores turísticos, a proposta prevê instalação de portais em rotas como a do vinho, móveis e pesqueiros. Outra medida seria a capacitação profissional de hotéis, restaurantes, cafés, padarias, postos de gasolina, bancas de jornais e transporte público, transformando esses locais em Centros de Informações Turísticas. Além de o Restaurante Escola, de São Bernardo do Campo, ser polo de excelência na Formação de Profissionais da Gastronomia e ainda desenvolver convênio com entidades ligadas ao turismo para capacitação dos profissionais. 

Moreira explica que a viabilidade do projeto passa pela criação de um conselho municipal de turismo; de um fundo municipal de turismo; lei de incentivos fiscais aos empreendimentos do setor; modernização da lei de feiras e eventos e instalação de uma delegacia regional de turismo.

O plano contempla parcerias com o governo federal, municipal, Consórcio Intermunicipal do Grande ABC, secretarias municipais de turismo, Agência de Desenvolvimento do Grande ABC, universidades e escolas técnicas, entre outros. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário