terça-feira, 30 de maio de 2017

ABC recebe "demo day" organizado por instituição portuguesa

Por Vitor Lima

O Instituto Mauá de Tecnologia, localizado em São Caetano do Sul, receberá em 26 de junho o evento Startup Award Brasil 2017, uma iniciativa do grupo português Atlantic Hub com apoio do Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS). Na ocasião, 20 startups brasileiras terão a chance de se apresentar a um corpo de 10 jurados, formado por empresários, investidores e nomes de destaque do mercado, e o projeto mais bem avaliado ganhará o direito de participar do Web Summit Lisboa 2017, uma das maiores conferências de tecnologia do mundo.

As startups interessadas em participar do demo day devem se inscrever por aqui até 11 de junho – as selecionadas serão anunciadas no dia 16. De acordo com o diretor de Inovação e Empreendedorismo do ITESCS, Thiago Matsumoto, esta é uma grande oportunidade para as startups que buscam se internacionalizar. “No ABC nunca houve um evento desse porte, dessa magnitude internacional”, afirma. 
Matsumoto, um dos diretores do ITESCS, avalia que no ABC “nunca houve um
 evento desse porte” | Foto: Hugo Silva

Entre as presenças confirmadas, destacam-se os nomes dos investidores João Kleper Braga e Beatriz Nunes; do presidente da Federação das Câmaras Portuguesas no Brasil, Nuno Rebelo de Souza; e do co-founder da Atlantic Hub, Eduardo Migliorelli. Vale lembrar que um dos sócios da própria Atlantic Hub, empresa que atua em várias frentes (como consultoria, marketing, serviços financeiros e desenvolvimento de softwares, por exemplo) é investidor-anjo certificado em Portugal e possui parcerias com diversos fundos de  investimentos europeus. 

Em entrevista ao Negócios em Movimento, Migliorelli lembrou que o momento político/econômico português proporciona “crescimento do ecossistema empreendedor e existem inúmeras oportunidades de inovação tecnológica”. Ele também destacou que o evento busca estreitar relações entre Portugal e Brasil: “A Atlantic Hub acredita nas ligações entre Europa e América do Sul, Portugal e o Brasil. Essas conexões entre hubs podem trazer muitos benefícios: competitividade empresarial, relocalização de empresas e apoio de startups”, defende. “Acreditamos no potencial dos empreendedores brasileiros e das suas ideias”, finaliza. 

Um marco para o ABC

Matsumoto ressalta que um evento desta importância ser realizado no ABC representa um marco no ambiente de inovação e empreendedorismo da região. “O ecossistema de startup, no ABC, é muito recente. (O evento) trará ambiente de inovação e empreendedorismo para que a nossa região cresça e evolua. Um demo day internacional coroa o que nós estamos fazendo em relação ao nosso sistema de startups”, comenta. 

Embora o diretor demonstre estar satisfeito com a evolução da região neste cenário, os trabalhos ainda estão longe do fim, pois os planos são muito mais audaciosos: “A gente pretende fazer do ABC um grande polo de inovação, um grande centro de inovação do Brasil”.



Nenhum comentário:

Postar um comentário