quinta-feira, 4 de maio de 2017

Braskem avança em pesquisa sobre embalagens inteligentes

Braskem, empresa química e petroquímica brasileira, anunciou que está avançando nos estudos sobre a tecnologia de embalagens que se comunicam com o consumidor, as chamadas “embalagens inteligentes”. Em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e a Clemson University nos Estados Unidos, a empresa desenvolveu alguns indicadores químicos necessários para a aplicação dessa tecnologia.


A embalagem inteligente utiliza indicadores específicos para revelar o estado de conservação do seu conteúdo, emitindo um sinal de alerta caso necessário. A embalagens é capaz de mudar a sua cor para informar o consumidor que o conteúdo está impróprio para consumo. Em função disso, essa tecnologia pode ser aproveitada dos mais diversos segmentos de produtos perecíveis. Em embalagens de carne, por exemplo, o pH do alimento é o responsável pela mudança de cor.

Segundo o setor de inovação e pesquisa da Braskem, essa tecnologia vai dar ao consumidor confiança na hora de levar o produto para casa, e também irá possibilitar que as companhias controlem a integridade do produto depois da sua produção, seja durante o transporte ou durante a chegada no ponto de comercialização.

A Braskem vem pesquisando sobre a embalagem inteligente desde 2013, e produziu as primeiras unidades de testes em 2016. Segundo a empresa, ainda levará alguns anos para que os consumidores vejam essas embalagens nas prateleiras dos supermercados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário