terça-feira, 4 de julho de 2017

Faturamento da indústria cresce em maio

O faturamento da indústria cresceu 5,5%, as horas trabalhadas na produção aumentaram 1,6% e a utilização da capacidade instalada subiu para 77,4% em maio na comparação com abril na série livre de influências sazonais. As informações são dos Indicadores Industriais, divulgados pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) nesta segunda-feira (3)

Foto: Agência CNI 
A pesquisa mostra ainda que os indicadores de mercado de trabalho também ficaram positivos em maio. O emprego teve leve aumento de 0,1%, a massa real de salários cresceu 0,4% e o rendimento médio real dos trabalhadores subiu 0,7% em maio frente a abril, na série dessazonalizada. "Esse desempenho favorável ocorre após um mês de números em sua maioria negativos - somente o rendimento médio real havia crescido em abril", observa a CNI. Mesmo assim, na comparação do acumulado entre janeiro e maio com o mesmo período de 2016, todos os indicadores continuam negativos.

O faturamento caiu 5,7%, as horas trabalhadas na produção recuaram 3,1%, o emprego diminuiu 4% e a massa real de salários encolheu 4,2%. Na avaliação do gerente-executivo de Política Econômica da CNI, Flávio Castelo Branco, a demora na recuperação da indústria mostra a profundidade da crise. "O elevado endividamento das famílias e o aumento do desemprego provocaram forte retração do consumo", afirma Castelo Branco. Ele observa que há sinais positivos, como a queda da inflação e a redução dos juros. "É possível que a indústria tenha um leve crescimento no segundo semestre", acrescenta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário