quarta-feira, 19 de julho de 2017

São Caetano do Sul terá fábrica de testes de zika e chikungunya

Da redação

O laboratório alemão Euroimmun - líder mundial em diagnóstico autoimune, que realiza no Brasil exames de chikungunya, por exemplo -  completa cinco anos de sua chegada ao País este mês. Entre os planos para celebrar a data, está a inauguração da nova fábrica em São Caetano do Sul (SP), que contará com um centro de pesquisa e desenvolvimento. O local será inaugurado em outubro e tem um investimento inicial de R$ 8,5 milhões. 

O CEO Gustavo Janaudis conta que no local serão fabricados biochips | Foto: Divulgação 
Ao longo deste período de atuação no Brasil, além da detecção de doenças tropicais, a empresa ofereceu diagnósticos autoimunes, de alergia, molecular, sorologia infecciosa e soluções em automação para diversos laboratórios, hospitais e universidades.

De acordo com o CEO da filial brasileira, Gustavo Janaudis, a meta é transformar o País em uma plataforma de desenvolvimento de produtos. "Da nossa fábrica sairão biochips (permite miniaturização extrema para combinação de mais de 30 diferentes tecidos, substratos celulares e antígenos purificados)  capazes de detectar doenças para o mercado internacional, por exemplo. Hoje, importamos e distribuímos 18 mil biochips por dia. Com a nova instalação, vamos produzir 40 mil e podemos até dobrar esse número na segunda fase de expansão", conta.

Com a instalação da fábrica, a Euroimmun se tornará o maior fabricante do País de testes para dengue, zika e chikungunya. No mês passado, as ações mundiais da empresa foram vendidas para a PerkinElmer pelo valor de U$ 1,3 bilhão. A negociação, porém, não traz nenhuma mudança aos planos brasileiros. "Considerando a não concorrência entre empresas, vislumbramos o potencial de compor portfólio em um futuro próximo a fim de oferecer soluções ainda mais completas aos nossos parceiros e amigos", diz Janaudis.

A Euroimmun foi fundada em 1987 em Lübeck, na Alemanha, e tem em seu quadro atual mais de 2.400 funcionários em 16 países.


Nenhum comentário:

Postar um comentário