terça-feira, 29 de agosto de 2017

Coletes à prova de balas são o carro-chefe da Tamtex

Por Vitor Lima

Dados do Estudo do Setor de Segurança Privada, relatório produzido pela Federação Nacional das Empresas de Segurança e Transporte de Valores (Fenavist), constataram que, entre 2012 e 2016, houve um crescimento de 12,2% no número de empresas de segurança privada no País. Atualmente, são 2.561 empresas que possuem atuação autorizada pela Polícia Federal. Em 2014, as organizações faturaram R$ 33 bilhões. É de olho neste mercado que a Tamtex concentra seus esforços. 

Um dos proprietários Felipe Silvério conta que incorporou ao portfólio da empresa,
recentemente, as luvas de Kevlar  | Foto: Hugo Silva
A empresa, localizada em Santo André, nasceu em 2003 para produzir malhas técnicas para embalagens. Conforme conta um dos proprietários da corporação, Felipe Silvério, a principal atividade da empresa hoje, a produção de coletes à prova de balas, foi incorporada à Tamtex por meio de um dos sócios, Antônio Carlos Bertagnoli (Fabiana Silvério completa o time de sócios), em 2006.  “A Tamtex entrou no mercado em um momento onde as empresas de segurança privada não recebiam a devida atenção dos poucos fabricantes nacionais de coletes. Olhamos com mais atenção para este mercado, que tem constante crescimento”, conta – é bom pontuar que, embora o foco seja o setor privado, a fábrica andreense também atende órgãos públicos. 

Para entrar “de cabeça” neste mercado, a empresa teve que buscar algumas certificações para atestar a qualidade do produto e de seu processo produtivo. O Exército Brasileiro é um dos órgãos que fiscalizam a operação frequentemente e exige a renovação da certificação de tempos em tempos. Outro órgão que exige documentos específicos para atestar o trabalho da Tamtex é o Ministério do Trabalho, que considera o colete à prova de balas um Equipamento de Proteção Individual (EPI) para diversas atividades relacionadas à segurança corporativa e pública. 

“O processo é burocrático e envolve uma série de requisitos, que vão desde a qualidade dos processos, armazenamento, até a própria segurança da planta. Quanto à aprovação dos coletes, cada protótipo é testado isoladamente pelo Exército e deve atender requisitos enquadrados na norma americana para aprovação de coletes (conhecida como N.I.J 0101-04)”, explica Silvério. 

De acordo com ele, a qualidade do produto, aliado às ações administrativas (como forte controle de custo, bom relacionamento com fornecedores e estratégias assertivas em relação ao estoque) são os principais trunfos da empresa. 

Empresa nasceu em 2003 | Foto: Hugo Silva
Embora o público-alvo deste mercado seja os profissionais do setor, a população civil tem o direito de adquirir um colete balístico. Contudo, a legislação determina que apenas pessoas sem antecedentes criminais e com ocupação lícita têm essa possibilidade e, para isso, devem procurar uma loja autorizada pela Polícia Federal. Portanto, a Tamtex não pode comercializar os coletes diretamente com a população civil, mas a empresa trabalha em parcerias com lojas especializadas para isso.

Expansão dos negócios

Um novo produto entrou recentemente no portfólio da Tamtex. Trata-se das luvas de Kevlar (o nome comercial da aramida, uma fibra sintética criada pela empresa DuPont, dez vezes mais resistente que o aço), indicadas para profissionais que atuam com vidros, plásticos e chapas metálicas, por exemplo. “As luvas são um desenvolvimento recente, vieram como parte de um plano de expansão de atividades. Agregamos nas luvas a mesma tecnologia utilizada nos coletes”, explica o sócio. 

Para este produto não existe a necessidade de passar pelo crivo do Exército – neste caso, a qualidade das luvas é atestada pelo Instituto Brasileiro de Tecnologia de Couro, Calçado e Artefatos (IBTeC). “Nossas luvas receberam certificação de nível 5 na proteção contra cortes, o nível máximo”, garante Silvério. 

Ainda de acordo com ele, as luvas Kevlar têm uma relação custo-benefício mais vantajosa na comparação com outras luvas do mercado, já que possuem uma durabilidade até 15 vezes maior na comparação com as luvas de algodão.

Site: www.tamtexcoletes.com.br | E-mail: felipe@tamtex.com.br | Telefone: 4555-2806.






Nenhum comentário:

Postar um comentário