terça-feira, 26 de setembro de 2017

Entregas sustentáveis para um trânsito melhor

Por Vitor Lima

Os motofretistas ou motoboys, como são mais conhecidos, se popularizaram, especialmente em São Paulo, durante os anos 1990. Eles cumpriram (e ainda cumprem) uma função primordial para o bom andamento de todos os tipos de negócios. Mas, o imediatismo exigido pelas centrais, pelos chefes ou por quem vai receber a entrega, faz com que os profissionais adotem posturas ousadas durante a jornada de trabalho. Acrescente nessa história o já conhecido trânsito desordenado das grandes cidades, as buzinadas, fechadas, discussões e a poluição gerada pelos automóveis. É um cenário caótico. 
Cada biker pedala, em média, 70 quilômetros por dia | Foto: Divulgação

Em 2015, os amigos e ciclistas George Orlando e Ricardo Pereira começaram a pensar em transformar o esporte pelo qual eram apaixonados em uma fonte de renda. E, ao refletir sobre toda a balburdia característica do trânsito da capital e do ABC, tiveram a ideia de criar um negócio que oferecesse uma alternativa para quem quisesse realizar entregas sem agredir o meio ambiente e para quem desejasse um trânsito mais humanizado. Em outubro do mesmo ano, Orlando e Pereira deixaram de ser só amigos, viraram sócios, e a Express Bikers iniciou as operações. 

Além dos dois sócios, a empresa conta com sete bikers, que pedalam, em média, 70 quilômetros por dia. Os profissionais (ou atletas?) realizam entregas para Sando André, São Bernardo do Campo, São Caetano do Sul, Mauá, Diadema e capital – levam documentos ou qualquer outra coisa de até dez quilos. Os bikers também fazem serviços de cartório, correio e coisas parecidas. 

De acordo com Orlando, outra vantagem da Expressa Bikers em relação aos concorrentes é o atendimento diferenciado. O foco da empresa, segundo ele, é a “sustentabilidade” e a “excelência no atendimento”. Sobre os valores dos serviços, o empresário define como “muito competitivo” e “menor do que os de motoboys”.

Atualmente, a empresa conta com sete bikers | Foto: Divulgação
A empresa também tem cuidados especiais quanto à saúde dos funcionários e orienta os profissionais sobre como se comportar no trânsito. “Nossos bikers são treinados para nunca entrar em nenhum tipo de conflito no trânsito. Isso minimiza os riscos na rua. Mas, mesmo assim, ainda sofremos com o desrespeito de alguns motoristas que não acreditam que as vias públicas são de todos nós”, reflete.

O empresário defende que o Poder Público tome mais ações voltadas ao trânsito e afirma que ciclovias e ciclofaixas colocam os ciclistas em uma situação mais segura. “É importante o investimento em ciclovias que sejam realmente necessárias, como em vias de grande movimento, por exemplo. Mas, o mais importante seriam campanhas de conscientização para as pessoas, tanto motoristas, como ciclistas e pedestres, para que todos se respeitem e compartilhem as vias públicas”, opina. Enquanto isso, à sua maneira, a Express Bikers tenta contribuir com o meio ambiente e, claro, com um trânsito melhor.

A Express Bikers fica na Rua Adolfo Bastos, 1000, Santo André. Tel.: 94019-2633 | Site: http://expressbikers.com.br.


Nenhum comentário:

Postar um comentário