segunda-feira, 25 de setembro de 2017

Novozymes lança iniciativa para desenvolver soluções para desafios globais

Da Redação

A Novozymes lança uma iniciativa global, a HelloScience, uma comunidade de inovação aberta online, que tem como propósito promover a colaboração entre fronteiras, conhecimentos e tecnologias para a atuação em desafios globais importantes, como aqueles estabelecidos pelos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas.

“Os principais desafios globais são de natureza extremamente complexos e difíceis de resolver”, comenta Claus Crone Fuglsang, vice-presidente sênior e diretor de pesquisa e tecnologia da Novozymes. “A Novozymes tem experiência e expertise, mas nós não temos todas as respostas. Precisamos trabalhar em conjunto para criar sistemas melhores para ajudar a solucionar os desafios atuais relacionados à água, alimento, resíduos e outros”, diz.

A primeira atuação: Água e o desafio da UNICEF para a detecção do E. Coli

O HelloScience propõe diversos temas colaborativos e o primeiro deles está relacionado à água e contêm cinco desafios específicos.

A UNICEF entende que é urgente o desenvolvimento de um dispositivo de detecção do E. Coli, pois cerca de 18 mil crianças morrem diariamente devido à diarreia e outras doenças relacionadas à água e alimentos contaminados. Os testes utilizados atualmente levam até 24 horas para fornecer um resultado. A entidade procura soluções para testes mais ágeis, que possam ser utilizados o local da água potável e, após pesquisas iniciais de tecnologia, a Novozymes acredita que, juntos, empreendedores, empresas, pesquisadores e comunidade podem ajudar a suprir essa necessidade para o atendimento às crianças.

Outros desafios estão relacionados no desenvolvimento de soluções biológicas que possam remover poluentes químicos da água e melhorar o tratamento das águas residuais e esgoto. Isso inclui a melhoria da filtragem, menos lodo e resíduos e a recuperação de fosfato, um nutriente valioso presente nas águas residuais.

“A água e o saneamento estão em posição central no desenvolvimento sustentável. Hoje, uma em cada sete pessoas não tem acesso adequado à água potável e, aproximadamente, uma em cada quatro não tem saneamento básico adequado”, destaca Claus. “A Novozymes já dispõe de uma ampla gama de soluções microbianas para o tratamento de águas residuais industriais e municipais, mas acreditamos que a biotecnologia, combinada com outras tecnologias, pode desempenhar um papel ainda maior. A HelloScience é uma oportunidade para desenvolver soluções inovadoras, globalmente, para o tratamento da água”, afirma.

Como participar do HelloScience

Os interessados no tema da água podem sugerir ideias diretamente no HelloScience.io, incluindo as startups e pequenas empresas, estudantes, especialistas no tema, ONGs, investidores, pesquisadores universitários e comunidades, entre outros. Ao publicar ideias e soluções para um desafio, os participantes obtêm acesso a uma comunidade de pesquisadores e inovadores que os ajudarão a elevar os desafios e a identificar sinergias com as propostas apresentadas por outros colaboradores.

As melhores soluções receberão amostras de enzimas e microrganismos da Novozymes e acesso a especialistas, incluindo a equipe de investimento da empresa e equipes comerciais industriais. 

Um desafio será desenvolvido e executado durante um período de tempo específico, após, a Novozymes oferecerá ao participante a oportunidade de co-desenvolver sua solução com a empresa. Toda a propriedade intelectual gerada nos desafios pertencerá ao fornecedor da ideia.

A escassez da água é o primeiro tema da HelloScience e terá continuidade com outros temas. Para saber mais, acesse HelloScience.io.



Nenhum comentário:

Postar um comentário