sexta-feira, 1 de setembro de 2017

Representantes do Movimento Brasil Competitivo debatem com empresários futuro de Santo André

Da redação

Nesta última quinta-feira (31), no hotel Blue Tree Towers All Suites, o prefeito de Santo André, Paulo Serra, se reuniu com representantes do Movimento Brasil Competitivo (MBC) e com alguns dos principais empresários da cidade para discutir uma maior aproximação do poder público com o setor produtivo, para ampliar o desenvolvimento econômico. 

Prefeito Paulo Serra esteve presente no encontro | Foto: Ricardo Trida/PSA
Em pauta, os envolvidos debateram o futuro do município por meio do programa Santo André 500 anos, ação de longo prazo para planejar a cidade para as próximas décadas. A iniciativa tem como meta colocar o município entre as cinco primeiras colocadas no Índice de Desafios da Gestão Municipal (IDGM) até 2024, por meio de melhorias na educação, infraestrutura, sustentabilidade, saúde e segurança. Entre os objetivos para os próximos 36 anos, está aumentar a competitividade atrativa de Santo André, a liderança pela antecipação e pela competitividade financeira, além do alinhamento entre poder público e privado. 

“O projeto visa melhorar a cidade nos próximos anos em duas frentes principais de trabalho. A primeira é a eficiência do gasto público, pois quando cortamos gastos que não tinham muita necessidade, sentimos que melhorou a nossa capacidade de investimento e também a qualidade de vida da nossa cidade. Outro aspecto importante é a participação do setor produtivo, que traz novas oportunidades por meio de geração de emprego e renda, isso faz com que as famílias voltem a consumir na nossa cidade, que é a grande saída para o aumento da nossa arrecadação. Não é um projeto para um governo, é um projeto para uma cidade que começa a ser construída”, explica Serra.

No início de agosto, a Prefeitura firmou protocolo de intenções com o MBC para que a parceria possa levar a expertise do setor produtivo para a administração municipal, por meio do Programa Modernizando a Gestão Pública (PMGP). A ideia é que o projeto seja tocado por meio de investimento feito pela iniciativa privada. Neste caso, a Prefeitura passaria a cooperar com a MBC, que seria a responsável por captar apoio financeiro dos investidores e também seria responsável pela contratação de uma prestadora de serviços.

Segundo o presidente executivo do MBC, Claudio Gastal, a representatividade de Santo André entre os municípios brasileiros e o interesse da gestão na aproximação com a iniciativa privada abrem as portas para que o projeto possa ser levado adiante. “Vemos na cidade um prefeito motivado e comprometido com o projeto de pensar na cidade em longo prazo e vimos também um grupo de empresários interessados a pensar nesse desafio de pensar na Santo André do futuro. É um dos grandes desafios do setor público esse pensamento na sociedade a longo prazo, não podemos ficar reféns nos ciclos de governo”, comentou Gastal.






Nenhum comentário:

Postar um comentário