quarta-feira, 18 de outubro de 2017

Empreendedorismo feminino cresce 34% em 14 anos

Da redação

De acordo com uma pesquisa do Global Entrepreneurship Monitor (GEM), em parceria com o Sebrae, nos últimos 14 anos, o empreendedorismo feminino cresceu 34%.  As mulheres brasileiras conseguiram criar novos negócios na mesma proporção que os homens, sendo que mais de 7,9 milhões de mulheres abriram empresas. Elas também passaram a atuar em outros setores, que antes eram conhecidos por serem dominados por homens, como a área de tecnologia. 

Segundo a pesquisa do GEM, as mulheres investem mais em capacitação e têm mais acesso à informação, o que ajuda na construção de empresas mais sólidas e lucrativas. Outra pesquisa feita pelo Linkedin, entre 2008 e 2016, aponta que aumentou para 18% o número de mulheres que ocupam cargos de liderança no setor de tecnologia.  

Lecivânia Martins se enquadra nesse perfil, ela é cofundadora do grupo Docsystem - empresa líder no desenvolvimento de software de gestão de documentos, conteúdo e processos -, primeira empresa genuinamente brasileira a oferecer o sistema ECM (conjunto de tecnologias usadas para gerir o ciclo de vida da informação não estruturada dentro de uma empresa). “Eu comecei vendendo computadores, depois tive uma escola de informática, em seguida passei a trabalhar com softwares, pois enxerguei na área de TI (Tecnologia da Informação) uma oportunidade de crescer profissionalmente”, comenta Lecivânia. A empreendedora que atua há mais de 15 anos no setor, foi responsável por implantar projetos em grandes grupos, como Hospital São Camilo, Hospital do Câncer e na rede Unimed. 

Para a especialista da S2R Assessoria Empresarial, Sônia Sacramento, a participação feminina em áreas que antes não tinham tanto interesse representa uma quebra de paradigma fundamental para o crescimento do setor. “A mulher tem uma visão mais flexível e consegue gerenciar problemas com mais facilidade, e quando esse trabalho é feito em conjunto com o homem, que também tem características bem peculiares, ambos conseguem aumentar a produtividade e gerar excelentes resultados para a empresa”, comenta.



Nenhum comentário:

Postar um comentário