segunda-feira, 2 de outubro de 2017

Instituto de coinovação entre startups chega ao mercado

Da Redação

Chega hoje (29) ao mercado uma nova iniciativa de fomento ao empreendedorismo e inovação: o iDEXO, um instituto sem fins lucrativos que tem o propósito de conectar startups, empreendedores e desenvolvedores a grandes empresas na busca por novas soluções de negócios. Criada como uma plataforma aberta de inovação, o projeto visa a identificar ideias inovadoras, que tenham potencial de adoção e crescimento exponencial, estruturar o negócio e as conectar ao mercado.

Diferente de todas as outras iniciativas existentes no Brasil, o iDEXO vai disponibilizar infraestrutura e tecnologias (incluindo abertura de APIs), aplicar as mais modernas metodologias globais de mentoria, além de estimular a possibilidade de investimento junto a empresas associadas. O instituto também se destaca pelo seu ambiente - de 1.300 metros quadrados -, localizado dentro da nova sede da TOTVS, na Zona Norte de São Paulo. Há estações de trabalho individuais, mesas compartilhadas, espaços para reuniões, um laboratório de Design Thinking próprio, além de espaços para descompressão, descanso e happy hours, incluindo uma máquina de fliperama e mesa de sinuca.

De acordo com Gustavo Torres, diretor geral do iDEXO, a ideia é criar um grande ecossistema baseado no conceito de coinovação. Ou seja, incentivando a conexão entre empresas já consolidadas de mercado com novos empreendedores para que, juntos, possam inovar e criar soluções para demandas de organizações e setores. “Ainda é comum existir uma competição entre empresas e startups que despontam no mercado. Queremos promover o intercâmbio de ideias entre elas para que possamos criar juntos soluções que atendam às reais necessidades”, destaca Torres.

Tudo começa com seleções, que acontecerão três vezes ao ano, para novos empreendedores, sejam startups ou desenvolvedores autônomos, que desejem se juntar ao instituto e colaborar nos projetos. Essas chamadas partirão sempre de um desafio de negócio e a primeira delas deve ser realizada em novembro deste ano.

Após as inscrições, as melhores ideias para solucionar o problema divulgado serão selecionadas e ingressam no programa iDEXO, com duração de três meses. Neste período, os empreendedores receberão todo apoio técnico, infraestrutura e mentoria necessários para desenvolverem seus produtos. No fim, terão que apresentar seus projetos para uma banca, formado por profissionais de mercado e de empresas associadas, que escolherão os ganhadores. As soluções que já estiverem maduras poderão receber investimentos das organizações parceiras, para continuarem seus negócios de forma independente.

Criando um ecossistema global

Uma das ações que permitirá ao instituto atingir seus objetivos é a consultoria da Hyper Island, a mais renomada escola do mundo de inovação digital com foco no desenvolvimento do pensamento criativo, que vai trabalhar fortemente o mindset e cultura dos empreendedores selecionados. Com uma nova forma de pensar, planejar e executar seus projetos, a aposta do iDEXO é que saiam dali negócios bem estruturados para o mercado consumidor global. “Acreditamos que criar espaços para acelerar a experimentação e o aprendizado pode gerar benefícios diretos e indiretos muito valiosos para o nosso ecossistema como um todo. Ficamos muito honrados de poder colaborar com esta iniciativa”, diz Nathalie Trutmann, Managing Director Latin America da Hyper Island.

A primeira startup a usufruir desses benefícios é a RetailApp Inc., companhia americana especialista em tecnologias para o varejo. A empresa, baseada em Miami, atingiu um rápido sucesso internacional com sua plataforma desenhada para conectar toda uma organização, em poucas horas, através de indicadores de performance combinados com recursos de rede social. “Acreditamos que o total é sempre melhor do que a soma de todas as partes individuais. A experiência tem nos mostrado que as alianças estratégicas e o trabalho em conjunto com outras companhias são o caminho para avançarmos mais rápido e na direção correta. Por isso, o iDEXO é a melhor expressão deste pensamento. Estamos muito contentes em sermos a primeira companhia eleita para este projeto”, ressalta Gonzalo Almada, CEO da RetailApp Inc.

Já para dar aos novos negócios suas primeiras conexões ao mercado, o instituto conta com a TOTVS, maior provedora de tecnologia da América Latina e uma das fundadoras da iniciativa, o Banco ABC, um banco múltiplo especializado na concessão de crédito e serviços para empresas de médio a grande porte e a Soluti, empresa especializada em certificação digital. “Queremos criar um sólido programa de incentivo ao empreendedorismo no País, com a formação de profissionais preparados para adaptarem seus negócios a um mundo em constante mudança”, reforça Laércio Cosentino, CEO da TOTVS, ao falar sobre a iniciativa de fundar o instituto, que funcionará de forma totalmente independente.

“Consideramos o iDEXO um ecossistema organizado e único de inovação, unindo tecnologia, conhecimento de mercado das corporações associadas, e a criatividade das startups e desenvolvedores”, explica Sérgio Lulia Jacob, vice-presidente executivo do Banco ABC Brasil. “Ao mesmo tempo que proporciona infraestrutura, metodologias e ferramentas prontas para inovar, a iniciativa inclui as grandes empresas apontando as demandas reais de mercado por meio da participação direta de seus experientes executivos”, finaliza.

Para a Soluti, a oportunidade está em fortalecer sua atuação no setor financeiro posicionando a certificação digital e a autenticação segura como uma porta de entrada para a mobilidade e a digitalização de setores tradicionais da economia. “Para nós, o iDEXO é uma forma de viabilizar a cultura ágil e leve das fintechs nas instituições financeiras através das nossas soluções na nuvem e com a segurança que essas empresas necessitam. Muitas vezes, uma assinatura digital eficiente é tudo o que uma startup precisa para se conectar a um grande banco e transformar a maneira de se fazer as coisas neste mercado”, argumenta Vinicius Sousa, chairman da Soluti. Ao fazer parte de um ecossistema, a companhia também consegue acompanhar de perto as Healthtechs e ficar de olho no potencial de uso de seu portfólio para prontuários eletrônicos, entre outras aplicações.

Assim como TOTVS, Banco ABC e Soluti, qualquer organização do Brasil ou exterior pode se tornar uma associada do instituto e buscar solucionar ali dentro um problema de sua operação ou estar perto de oportunidades de disrupção.

Reforçam ainda o time de parceiros outros nomes de peso, como o Governo de Ontário, principal província canadense, que apoiará na divulgação internacional do projeto e captação das startups, a Mobile Marketing Association (MMA) e a Associação Brasileira de Fintechs (ABFintechs). “As incubadoras de negócio são cruciais para a promoção de inovação e conexão entre os novos atores que serão responsáveis pelo futuro da economia“, afirma Todd Barrett, cônsul Comercial de Ontário no Brasil. Após essa fase inicial, as startups apoiadas contarão com o apoio da província no país para identificar oportunidades de negócio e internacionalização.

“Aplaudimos de pé a iniciativa do iDEXO em fomentar o desenvolvimento do ecossistema de startups e do empreendedorismo no Brasil. Tenho certeza que as sinergias que vamos gerar entre as iniciativas impactará de forma estratégica o mercado de marketing digital”, ressalta Fabiano Destri Lobo, diretor da MMA para América Latina. Rodrigo Ubaldo, presidente da ABFintechs, também aposta no potencial de geração de negócios promovido pelo instituto: “Através dessa parceria, Fintechs com alto potencial de alavancagem poderão se beneficiar do modelo de desenvolvimento único proposto pelo iDEXO”, finaliza Ubaldo.



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