quarta-feira, 25 de outubro de 2017

Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação tem início na Sabina

Da Redação

Começou nesta terça-feira (24), mais uma edição da Semana Municipal da Ciência, Tecnologia e Inovação de Santo André. Com a finalidade de promover o intercâmbio científico, tecnológico e inovador entre diversas instituições de pesquisa, o evento acontece até quinta-feira (26), na Sabina, com uma programação recheada de palestras e workshops relacionados ao tema. 

A abertura, que contou com a participação do prefeito Paulo Serra e do secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Ailton Lima, trouxe à tona um debate sobre mulheres empreendedoras, com mediação feita pela empresária e presidente do Conselho da Mulher Empresária da FACESP (Federação das Associações Comerciais do Estado São Paulo), Fadua Sleiman. Durante o talkshow,  feito em parceria com a ACISA (Associação Comercial e Industrial de Santo André), os participantes convidados também falaram sobre o papel da mulher empresária, as alterações na lei trabalhista e a inovação como DNA.

Foto: Ricardo Trida/PSA

O prefeito Paulo Serra avalia que o incentivo que a Prefeitura tem dado à inovação e à tecnologia é essencial para o desenvolvimento do município. “A recuperação de Santo André não passa só pelo esforço do poder público, passa também por essa grande interação com o setor privado e com a retomada do desenvolvimento econômico. A inovação e a tecnologia são pilares desse novo caminho, que vai fazer com que a cidade tenha sucesso novamente”, afirma o prefeito.

A programação da Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação tem continuidade hoje (24). Às 16h30, o Senai apresenta uma palestra com o tema “Indústria 4.0”, seguida pela palestra “Startup: E eu com isso? Como uma ideia se transforma em um negócio exponencial”, ministrada por Benicio José Filho.

Outra palestra que também acontece nesta quarta-feira e que promete chamar a atenção é “Desafios do projeto E-Cub”, apresentada pela representante do Senai, Ana Lucia D. de Oliveira. Além de palestras e workshops, o evento também tem como atração a exposição do carro E-Cub, projeto de veículo elétrico compacto e ecológico desenvolvido pelo Senai, projetado para uma pessoa, que simplifica o deslocamento em centros urbanos. 

O objetivo do carro é criar uma alternativa sustentável, econômica e industrialmente viável para os problemas de engarrafamento, poluição e falta de vagas de estacionamento nas grandes cidades. Para isso, o automóvel possui em suas rodas traseiras motores elétricos de alto desempenho, baixo consumo e zero emissão de gases poluentes. Além disso, também conta com entradas de ar no para-choque, que alimentam dois geradores eólicos, suprindo energia para a Central Multimídia, faróis e lanternas de LED, além de luzes diurnas de posicionamento.

O encerramento do evento será na quinta-feira (19), às 19h, com a entrega do Prêmio Santo André de Inovação, que conta com a participação de projetos inovadores desenvolvidos por alunos ou empresas, nas categorias: acadêmico, empresarial e empresarial – micro e pequenas empresas.

Para o secretário de Desenvolvimento e Geração de Emprego, Ailton Lima, o evento deverá trazer bons frutos para a cidade. “Estamos com uma estrutura maravilhosa e temos bons parceiros. Dentro dessa semana de inovação temos uma programação repleta até quinta-feira, que se encerra com o prêmio que nós preparamos. Tenho certeza que esse ambiente gerado na cidade fará com que Santo André sempre ocupe pontos de destaque quando se trata deste assunto”, diz o secretário.

A Semana da Ciência, Tecnologia e Inovação deverá ser um marco para o desenvolvimento tecnológico no município pelo estímulo dado aos jovens e adultos em prol da educação científica, com a participação de escolas, universidades e instituições de classe que estejam relacionadas ao tema da ciência e tecnologia. Para participar do evento basta realizar a inscrição por meio do link bit.ly/semanadainovacao17. A entrada é mediante a doação de 1 kg de alimento não perecível ou 1 brinquedo, que será destinado ao Fundo Social de Solidariedade de Santo André. A Sabina fica na rua Juquiá, altura do número 135.



Nenhum comentário:

Postar um comentário