sexta-feira, 20 de outubro de 2017

Três erros comuns ao impulsionar no Facebook

Por Giancarlo Medina Braga* e Bianca Siccardi**

Parece algo simples, mas todo empresário que dispensa um profissional especializado e inicia impulsionamentos por conta própria em sua página de Facebook, acaba passando por diversas dificuldades. Principalmente quando nem sempre obtém o retorno desejado. Mas o que está sendo feito de errado?

O fato é que muitos desses anúncios acabam sem interações. E pior, sem vendas, gerando até uma desconfiança quanto ao resultado do Facebook. Mas isso pode ser contornado com estratégias, e vamos falar sobre algumas delas listando erros comuns. 


1. Segmentação errada
Toda campanha tem que ter um alvo, logo, é importante você saber a região, interesse, sexo e até mesmo a idade do público que deseja atingir. Pergunte-se: “quem costuma procurar pelos meus produtos?” Ou “quando alguém contrata meus serviços, costuma me buscar por qual necessidade?”. Esse tipo de conhecimento é a base para a estratégia do seu marketing ao divulgar uma oferta ou promoção da sua empresa. Por exemplo, mesmo que seu negócio atenda duas faixas de idade do público, a sua linguagem com um adolescente não será a mesma ao tratar com uma pessoa adulta. Na internet aplica-se o mesmo conceito. 

2. Anúncios mal desenvolvidos
Se o seu anúncio não tem boa interação das pessoas e você percebe que ele não tem sido relevante, ou seja: as pessoas não curtem, não comentam, não compartilham, então algo está errado. A falta de interesse, além de tornar mais difícil o aparecimento do anúncio, torna-os mais caros para você. Então, para que você tenha anúncios com custo menor e que tenham mais relevância, terá que criar algo mais atraente aos usuários. Algumas dicas são: evite textos repetitivos e mal formulados, imagens com muito texto são péssimos aos olhos dos usuários, conteúdo genérico, frases muito imperativas, fórmulas milagrosas (chamadas click-bait) e textos/vídeos muito longos.

3. Não interagir com o público 
Não adianta achar que o anúncio fará todo o trabalho por você. Pessoas ainda se relacionam com pessoas, mesmo que o meio de se relacionar seja digital. Por isso, a interação com o público é muito importante. Responder o comentário e o inbox, sendo ele uma pergunta ou outro tipo de interação, gera mais engajamento para o seu anúncio, ou seja, ele se sente valorizado e tende a se identificar com a marca. Isso aumenta a taxa de conversão e fidelização do seu consumidor. Por exemplo, a Netflix, que frequentemente responde aos seus seguidores atendendo solicitações e, até mesmo, comentando especificações de seriados do momento como forma de acompanhar o quanto o público está engajado.

Logo, com o uso dessas dicas, você estará fazendo postagens e anúncios mais relevantes e estará melhor classificado no EdgeRank (algoritmo do Facebook) e consequentemente seus anúncios serão mais relevantes no mural das pessoas. Seu post tem que ser o melhor em três categorias: cliques, curtidas e comentários no post em questão e nos posts anteriores. Sendo que inicialmente sua relevância melhorará até organicamente (quando não se usa verba), e irá melhorar também seus impulsionamentos – pois a relevância dos dois está bastante relacionada.

*Giancarlo Medina Braga é engenheiro da computação, desenvolvedor e especialista em marketing digital. Certificado como Google Partner, atua em campanhas de links patrocinados, SEO, estratégia de marketing e websites. CEO e Fundador da Agência MBS Marketing Digital.

**Bianca Siccardi é consultora em marketing digital, gestora de mídias sociais certificada pelo Facebook e especialista em estratégia de marketing digital, com diversos cursos na área. Iniciou sua consultoria com a #SSM - Siccardi Social Midia e hoje atua como diretora de marketing na agência MBS Marketing Digital. 





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