quarta-feira, 8 de novembro de 2017

Atividade do comércio cresce 0,8% em outubro

Da Redação

De acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, o movimento dos consumidores nas lojas registrou, em outubro/17, alta de 0,8% perante setembro/17, já efetuados os ajustes sazonais. Na comparação como o mesmo mês do ano passado (outubro/16), houve alta de 6,5%. No acumulado do ano até outubro/17, a atividade varejista cresceu 0,3% frente ao período de janeiro a outubro do ano passado.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a data comemorativa do Dia das Crianças, o avanço do crédito, a queda da inflação e a recuperação da renda real e do emprego, impulsionaram a movimentação dos consumidores nas lojas no mês passado.


O resultado de outubro/17 do varejo foi impulsionado pela alta de 6,4% do segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática (4,1%). Os demais segmentos da atividade varejista recuaram: supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-2,3%), combustíveis e lubrificantes (-4,2%), veículos, motos e peças (-1,9%), tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,8%), material de construção (-1,8%).

Somente o segmento de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas registrou alta no acumulado do ano até outubro: 0,4%. Por outro lado, no acumulado do ano até outubro/17, a maior retração do consumidor deu-se no segmento de material de construção, o qual registrou queda de 14,8% frente ao mesmo período do ano passado. A segunda maior queda foi de 10,3%, observada no fluxo dos consumidores nas lojas de móveis, eletroeletrônicos e informática, seguida de perto pela retração de 11,7% no segmento de tecidos, vestuário, calçados e acessórios. Houve recuos também de 9,2% no segmento de combustíveis e lubrificantes e de 8,6% nas lojas de veículos, motos e peças.



Nenhum comentário:

Postar um comentário