terça-feira, 7 de novembro de 2017

Metodista lança incubadora de negócios

Da Redação

A fim de apoiar a formação ou consolidação de projetos e empreendimentos com produtos e serviços inovadores, a Universidade Metodista de São Paulo lançou ontem (6) a incubadora de empresas Mondó. A novidade é uma parceria com o Instituto de Tecnologia de São Caetano do Sul (ITESCS) e funcionará no campus Planalto, em São Bernardo do Campo. Além de espaço adaptado, será oferecida mentoria para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas. 

Em tupi-guarani, Mondó significa “fazer ir”, expressão relacionada ao propósito da incubadora de oferecer auxílio tecnológico, gerencial e mercadológico para que as startups incubadas criem um modelo de negócio, estruturem-se e tenham acesso a técnicas, conhecimento e orientação. O objetivo é fazer com que os empreendimentos se consolidem para receber maiores investimentos e aportes de capital. 

A Mondó Incubadora receberá projetos e empreendimentos de empresas de todos os portes e ramos de atuação. A iniciativa está aberta a ideias inovadoras, de cunho tecnológico ou setores tradicionais, e atuará no desenvolvimento de startups por meio de três fases:

- Concepção (Fase 1): tem a proposta de desenvolver um curso capaz de conferir ao participante a capacidade de criar um modelo de negócios, bem como estruturar a equipe fundadora. Duração: 6 meses

- Incubação (Fase 2): o objetivo é desenvolver um programa de residência que permita ao participante ter acesso a suporte técnico, conhecimento e orientação com foco em tecnologia. No momento da seleção, a empresa deverá apresentar um projeto de pesquisa capaz de comprovar a hipótese a ser estudada, bem como a tecnologia a ser desenvolvida. Duração: 6 meses a 1 ano

- Aceleração (Fase 3): a finalidade é capacitar o participante para a evolução da ideia de um negócio inovador até seu nível de tracionamento, que é quando investidores passam a considerar um empreendimento atrativo o suficiente para fazer aporte de capital. Duração: 6 meses

Infraestrutura e benefícios

As empresas incubadas terão acesso a infraestrutura de ponta e serviços exclusivos. Com a Mondó, a Metodista também lançará futuramente um Fablab, laboratório com equipamentos para prototipação dos projetos. A universidade também disponibilizará salas executivas, espaço de coworking, salas de reunião, copa e praça de alimentação. Os laboratórios de hardware e eletrônica, de física, geoprocessamento, microbiologia, automação robótica, biodiversidade, entre outros espaços, também estarão à disposição.

Além disso, os incubados contarão com mentoria de professores da Metodista e profissionais bem-sucedidos em diversas áreas de atuação, que oferecerão workshops temáticos para capacitação em desenvolvimento de modelo de negócios, comunicação, gestão financeira e de pessoas, tecnologia da informação, área jurídica, marketing e comercialização dos produtos. Assim, os participantes devem comprovar a evolução do projeto em períodos pré-definidos, com prazo de seis meses de incubação que poderá ser renovado.

A escolha de iniciativas inovadoras será feita por meio de edital que selecionará projetos de base tecnológica e de setores tradicionais. A Mondó disponibilizará, de forma simultânea, 10 vagas para empresas em fase de concepção e oito vagas para empreendimentos em estágio de incubação.



Nenhum comentário:

Postar um comentário